Alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga

Avalie este post

A alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga é um delicioso e muito suculento prato que além de oferecer uma mistura de sabores totalmente diferenciada, ainda se trata de uma iguaria que é uma ótima opção para servir em qualquer ocasião, afinal de contas sua aparência assim como seu sabor, costuma agradar até os paladares mais criteriosos e peculiares.

Inclusive após ver a receita no programa eu aproveitei a deixa e fiz essa alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga para o almoço, foi legal porque como estávamos todos aqui em casa na hora do almoço, os elogios e a surpresa por um prato tão diferenciado foi devassadora, todos comentaram e claro elogiaram muito mesmo. Claro que não poderia ser de outro modo, pois o prato realmente supera as expectativas.

Então se você assim como eu assistiu ao programa e decidiu surpreender a sua família com uma opção de refeição que apesar de simples e também é bem diferente e surpreendente, que tal conferir a receita completa dessa magnifica alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga? Aproveita que eu anotei tudinho, pra facilitar nossas vidas e bora se jogar nessa aventura!

 Ingredientes

  • 50 gramas de manteiga sem sal
  • 250 gramas de cebola cortada em meias luas
  • 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco (60 ml)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite (360 ml)
  • 50 gramas de creme de leite de caixinha
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 fio de azeite de oliva ou óleo
  • 5 bifes de alcatra (600 g) temperados na hora de grelhar com sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco seco

Modo de preparo

  1. Coloque a manteiga em uma panela em fogo baixo e refogue a cebola até dourar.
  2. Em seguida acrescente a farinha de trigo e mexa por cerca de 30 segundos.
  3. Então coloque o vinho e misture até evaporar e formar um creme.
  4. Depois acrescente o leite, o creme de leite, sal, a pimenta do reino e deixe que cozinhe, em fogo alto e mexendo sempre, por 3 minutos ou até engrossar.
  5. Passado este tempo despeje a mistura em um liquidificador, bata por 1 minuto ou até se tornar uma mistura bem lisinha e então reserve.
  6. Agora coloque o azeite ou óleo em frigideira em fogo alto e grelhe os bifes por uns 3 minutos de cada lado ou até dourarem. Retire e reserve.
  7. Por fim basta colocar o vinho na frigideira enquanto raspa o fundo em fogo médio até desgrudar o tempero e formar um caldinho, então desligue o fogo e reserve.
  8. Em seguida basta misturar o creme de cebola e o caldinho de vinho com refogado da carne, despejar sobre os bifes e servir como de costume.

Informações adicionais

Essa alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga cai super bem bem acompanhado de uma deliciosa couve-flor e/ou brócolis grelhados. Além disso, o creme de cebola também pode ser utilizado para acompanhar outras carnes, massas e legumes.

  • Tempo médio de preparo:30 minutos
  • Rendimento médio:4 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilha receita de Alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis e bem simples de preparar que inclusive podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de alcatra com creme de cebola da Ana Maria Braga  foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário que é apresentado pela nossa querida apresentadora Ana Maria Braga.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/alcatra-com-creme-de-cebola/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.