Algodão doce caseiro na panela

4.3/5 - (173 votes)

O algodão doce é uma iguaria muito apreciada pela criançada, mas é claro que agrada também muitos adultos também, pois além de uma guloseima simples a iguaria também é atraente, divertida e muito docinha. O que normalmente torna o dia muito mais gostoso e divertido.

Mas infelizmente atualmente está cada vez mais difícil encontrar alguém vendendo algodão doce, pois não é em todo lugar ou cidade que temos essa facilidade. Então, a melhor opção é fazer o algodão doce caseiro na panela, assim você mata à sua vontade e ainda distribui para a criançada da sua família.

Gostou da ideia? Por que vai investir em um dia com as crianças e quer ter guloseimas incríveis e divertidas para oferecer a eles? Ou quem sabe em uma festinha. Seja como for aprenda como fazer um delicioso algodão doce caseiro na panela aí na sua casa. Confira como a seguir.

Ingredientes

  • 800g de açúcar
  • 240ml de glucose de milho
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de essência do sabor desejado
  • 2 gotas de corante na cor desejada

Modo de Preparo

  1. Misture em uma panela grande o açúcar, a glucose, a água e o sal.
  2. Coloque a mistura em fogo médio e mexa até o açúcar dissolver.
  3. Em seguida pegue um pincel, mergulhe-o em água e vá limpando os lados da panela para remover o açúcar que ficou grudado (isso evita a formação de cristais de açúcar na hora da fervura da calda).
  4. Depois pare de misturar, aumente o fogo, insira um termômetro e deixe ferver até atingir 160 graus.
  5. Então retire a panela do fogo, acrescente a essência e o corante e mexa.
  6. Forre uma superfície com papel manteiga ou use uma folha de silpat.
  7. Agora mergulhe a ponta de um fuet decapitado na calda de açúcar e suspenda por um tempinho sobre a panela para escorrer o excesso de calda.
  8. Em seguida segure o fuet de cabeça para baixo a 30cm de distância do papel manteiga, e balance para frente e para trás para formar fios finos de açúcar no papel. Repita a operação até obter um pequeno ninho de açúcar.
  9. Rapidamente enrole esse ninho em volta de um palito de madeira. Se você demorar, o ninho de açúcar vai endurecer e se quebrar ao invés de se moldar ao palito.
  10. Agora basta apoiar o palito em um copo e fazer mais camadas repetindo toda o processo até obter um algodão doce do tamanho desejado.

Informações adicionais

Caso não vá servir imediatamente coloque o seu algodão doce caseiro na panela em um recipiente hermético, pois o algodão doce não pode ter contato com a umidade por muito tempo, pois pode derreter.

Agora que você já aprendeu como fazer algodão doce caseiro na panela, que tal conhecer também outras receitas de guloseimas e doces muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.