Angu de milho verde

Avalie este post

Para quem gosta de milho, a receita de hoje vai agradar. Se você é do tipo que ama uma receita do interior, aprenda a fazer um delicioso Angu de milho verde, uma maravilha que é simples de ser feita e muito saborosa.

Bom, nas roças do Brasil e nas regiões interioranas a polenta e o angu são muito populares e apreciados pelas pessoas, sendo pratos que além de serem saborosos, também são saudáveis, simples de serem feitos e que trazem ótimos benefícios para a nossa saúde.

E é sempre válido lembrar que a polenta e o angu não são a mesma coisa, mesmo que muitas pessoas achem que sim. Mesmo que igualmente saborosos, parecidos e feitos de milho, são diferentes entre si.

Portanto, vamos entender a origem e o que é o angu.

Bom, o angu é um prato que é típico da região de Minas Gerais e Bahia, mas tem sua origem na África, onde a palavra significa “papa sem gosto e tempero”. E com a vinda dos africanos para o Brasil no período colonial, o prato que é preparado à base de farinha de mandioca ou de milho, também foi trazido e virou muito comum entre os escravos.

Com o passar do tempo, a palavra angu se tornou bem específica para designar as preparações feitas à base de fubá de milho, de modo que as papas feitas com farinha, se chamam pirão.

A popularidade do angu nos dias de hoje se dá por ser uma receita fácil e rápida de ser feita, também sendo muito saborosa. Você pode encontrar por aí o angu mineiro – que é feito apenas de água e fubá – e também o angu baiano, servido com sarapatel e é um tanto mais mole.

Enfim, agora vamos ao que importa. Siga com a sua leitura e confira como preparar esse delicioso Angu de milho verde.

Ingredientes Angu de milho verde

  • 6 espigas de milho verde, bem grandes
  • Sal a gosto (não exagere, pois não fica saboroso)
  • Queijo minas ou canastra ou mussarela, ralado a gosto
  • 600 ml de leite frio (se a massa ficar muito dura na hora do cozimento, acrescente mais um pouco de leite)
  • 1 colher de manteiga ou margarina

Modo de Preparo Angu de milho verde

Para começar, corte os grãos de milho da espiga. Agora, bata o milho com o sal e o leite em um liquidificador.

Coe a mistura para retirar o bagaço do milho, adicionando também a manteiga. Leve ao fogo em uma panela funda, mexendo sempre e passando a colher de pau no fundo da panela para não grudar.

Deixe no fogo até cozinhar, que deve levar entre 20 e 30 minutos.

Assim que o angu estiver cozido, coloque o queijo ralado a gosto, misture e retire. Coloque o angu em uma travessa e salpique um pouco de queijo ralado por cima.

Pronto, é só aproveitar.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Angu de milho verde, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.