Arroz branco

Avalie este post

O arroz branco é o prato mais tradicional, básico e típico da nossa culinária, pois além de garantir o sabor coringa de um acompanhamento chave, ainda é repleto de nutrientes importantes para as nossas principais refeições. Sem falar que o arroz branco ainda é o responsável por acompanhar diversos outros pratos.

Aqui em casa, por exemplo, sempre tem arroz branco, principalmente quando o prato principal é uma lasanha de frango ou salpicão tradicional, carne de panela, omelete, fricassê, abobrinha recheada, bife a role, rocambole de carne moída ou qualquer  outro prato saborosíssimo da gastronomia mundial e que combina com o arroz branco.

Então, seja para acompanhar um tradicional bife a cavalo, um cupim na panela de pressão, um escondidinho de carne moída ou qualquer outro prato, o arroz branco é indispensável, afinal de contas ele caí muito bem na maioria das ocasiões que envolvem um almoço ou jantar.

Portanto, aprender a fazer um arroz branco macio e soltinho é vital para o sucesso do seu evento, até porque mesmo sendo apenas um coadjuvante do evento, sua presença é muito importante.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz lavado e escorrido
  • 2 xícaras de água fervente
  • 1 dente de alho amassado
  • 1/4 de cebola picadinha em cubos
  • 1 fio de azeite
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Refogue o alho e a cebola no azeite.
  2. Então coloque o arroz para refogar junto com o alho e cebola e deixe fritar por cerca de 30 segundos, mexa durante todo o processo.
  3. Em seguida acrescente a água fervente, o sal e misture um pouco.
  4. Depois basta tampar a panela, abaixar o fogo e deixar o arroz cozinhar até a água quase secar. Verifique de tempos em tempos.
  5. Após desligar o fogo, tampe a panela novamente, aguarde o cozimento finalizar e sirva.

Informações adicionais

Para que seu arroz fique bem soltinho, basta deixar a panela entre aberta, uma pequena fresta ou abertura, assim o vapor poderá sair durante o cozimento. Além disso, antes de desligar a panela, após cozimento do arroz, também é valido cobrir completamente a panela para que o cozimento finalize somente com o vapor existente na panela, fator que também manterá o arroz quentinho.

Caso deseje uma porção maior, para servir mais pessoas, basta duplicar ou triplicar a receita seguindo as proporções.

  • Tempo médio de preparo: 20 minutos
  • Rendimento médio: 4 porções

Agora que você já aprendeu como fazer arroz branco, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches e sobremesas incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.