Arroz de Braga

4.5/5 - (11 votes)

Que tal preparar uma receita diferenciada para a sua família, amigos ou convidados no próximo final de semana? Bom, hoje eu irei ensinar a fazer um delicioso Arroz de braga, uma verdadeira maravilha que tem uma história bem curiosa.

Se você conhece a cozinha de Portugal, provavelmente já sabe que o país é rico em receitas de arroz. São diversas e cada região possui uma diferente.

E como você também deve saber, muitos portugueses se aventuraram na gastronomia brasileira, abrindo seus restaurantes por aqui e trazendo a tradição lusitana para o cotidiano do Brasil.

Um desses cozinheiros, no ímpeto de homenagear a sua terra natal – Braga, cidade no norte de Portugal – tirou da receita que servem por lá, o pato, colocando no lugar a galinha, ave mais aceita pelos brasileiros.

Além disso, também inclui linguiças, deixando o prato um pouco mais completo. Foi daí que nasceu o delicioso Arroz de Braga!

O mais engraçado dessa história é que em Braga não existe o Arroz de Braga, já que ele foi criado em solo brasileiro e por um imigrante com saudades de sua terra.

Enfim, fato é que o arroz de braga ficou muito conhecido por aqui e adorado também, sendo servido em diversos restaurantes de alta gastronomia em todas as regiões do país.

Se você também quer experimentar e ainda oferecer para a sua família uma incrível experiência de degustar esse prato, hoje é a sua oportunidade.

Abaixo, você confere como preparar esse delicioso Arroz de Braga, uma delícia que é simples de ser feita e leva pouco tempo de preparo. Portanto, siga com a sua leitura e confira o passo a passo!

Ingredientes Arroz de braga

  • ½ embalagem de bacon em cubos (70g)
  • ½ das folhas de 1 repolho pequeno
  • 1 embalagem de lingüiça, tipo portuguesa, cortada em rodelas
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1kg de sobrecoxa de frango congelada
  • 1 cebola grande picada
  • 1 amarrado de temperos verdes
  • 2 xícaras de chá de arroz
  • 3 tomates maduros, sem pele e sem sementes cortados em pedaços
  • suco de 1 limão
  • cheiro verde a gosto para polvilhar

Modo de Preparo Arroz de braga

Para começar, descongele as sobrecoxas, de modo a mantê-las na própria embalagem, em uma travessa que você deve colocar na parte baixa da geladeira e deixar por cerca de 20 horas.

Tempere-as com o suco de limão, e o sal, deixando que tome gosto.

Agora, aqueça uma panela grande e com um fundo largo. Frite o bacon em sua gordura.

Junte as sobrecoxas de frango e refogue-as até que fiquem bem douradas.

Coloque a linguiça e a cebola e frite por alguns minutos.

Adicione os tomates, o arroz e tempere com sal o restante, colocando também as folhas de repolho rasgadas.

Coloque a água fervente em quantidade que dê para cobrir o arroz (cerca de 3 dedos acima do nível dos grãos). Coloque o amarrado de temperos verdes e cozinhe em fogo médio.

Assim que a água começar a secar, retire o amarrado e mantenha o cozimento até a água secar por completo.

Polvilhe o cheiro-verde e sirva logo a seguir, na mesma panela que foi preparado.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Arroz de Braga, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.