Arroz de cuxá maranhense

Avalie este post

Está procurando uma receita diferenciada para fazer para a família? Aqui está! Aprenda a fazer um delicioso Arroz de cuxá maranhense, uma receita tradicional do nordeste e que vai te conquistar.

O arroz de cuxá é bem simples de ser feito e leva apenas 20 minutos de preparo, rendendo até 5 porções.

Essa é a receita ideal para quem gosta de comidas típicas de diferentes regiões do Brasil. De origem maranhense, esse prato é um tipo de molho feito com vinagreira, além de diferentes especiarias e farinha de mandioca.

O nome advém da língua tupi, significando “o que conserva azedo”. O cuxá é rico em vitaminas e antioxidantes, sendo um ótimo alimento para fortalecer a imunidade e também dar mais sabor aos pratos.

No Maranhão, o modo mais tradicional de consumir o cuxá é por meio do arroz, como irei ensinar hoje, sendo uma receita bem simples e que tem aspecto de um risoto.

Porém, vale destacar também que há aqueles que consomem o cuxá em sanduíches ou saladas.

E para você que não tem experiência prévia na cozinha e está receoso de preparar essa receita, não se preocupe. O passo a passo que eu preparei abaixo foi feito com muito cuidado e atenção, de modo que todo o tipo de pessoa possa preparar sem grandes dificuldades.

Então, se você está buscando fazer algo diferente para a sua família e quer algo nutritivo e saboroso, essa receita vai vir bem a calhar. Portanto, não perca essa oportunidade!

Os ingredientes que vão ser listados a seguir são bem simples e você pode encontrá-los facilmente em qualquer supermercado e por um preço bem atrativo.

Pois bem, então vamos ao que importa! Siga com a sua leitura e aprenda a fazer um delicioso Arroz de cuxá maranhense.

Ingredientes Arroz de cuxá maranhense

  • 1/2 kg de arroz branco cozido
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • Vinagreira (erva verde meio amarga)
  • 1 pimentão picado
  • 150 g de camarão seco
  • Pimentinha de cheiro a gosto
  • Gergelim a gosto
  • Azeite

Modo de preparo Arroz de cuxá maranhense

Coloque a vinagreira para cozinhar até que ela comece a murchar. Retire do fogo após isso, escorra e dê uma batida nela com a outra face da faca.

Refogue os temperos em azeite, adicionando o camarão seco, um pouquinho de gergelim e a vinagreira cozida, mexendo tudo sem parar para incorporar ao refogado.

Agora, vá adicionando o arroz já cozido, não se esquecendo que precisa ficar bem verdinho, por conta da vinagreira.

Deguste com prazer!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Arroz de cuxá maranhense, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.