Arvore de creme de avelã com cacau da Ana Maria Braga

Avalie este post

Hoje pela manhã acabei me deparando com a arvore de creme de avelã com cacau da Ana Maria Braga, logo de cara já me vi muito curiosa com as variedades e opções que essa maravilhosa quitute apresenta então decidi tentar fazer algumas delas aqui em casa para um lanche com a familia.

Então eu logo fui correndo para a minha dispensa ver qual dos ingredientes eu tinha aqui em casa, e por sorte eu já tinha a maioria deles, então fui  na vendinha aqui da esquina mesmo pra comprar os que faltavam. Então assim que eu cheguei fui direto para a cozinha para preparar essa delicia, e olha tenho que admitir que não tem segredo algum, basta seguir o passo a passo que com certeza vai dar tudo certo eu mesma fiquei surpresa com o resultado. isso sem falar que o pessoal daqui de casa amou essa arvore de creme de avelã com cacau da Ana Maria Braga, então valeu muito a pena fazer essa maravilha.

Então se você assim como eu assistiu ao programa e também se maravilhou com a iguaria, que tal surpreender a sua família com uma opção de sobremesa que apesar de diferente e única também é bem suculenta? Então é só conferir a receita completa, aproveitando que eu já anotei tudinho, dessa maravilhosa arvore de creme de avelã com cacau da Ana Maria Braga! Afinal de contas, tenho certeza de que todos aí na sua casa também vão amar a sobremesa. Curtiu a ideia? Então agora é só se jogar nessa receitinha!

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite morno
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Óleo para besuntar
  • 1 e 3/4 de xícara (chá) de creme de avelã com cacau derretido por 1 minuto no micro-ondas
  • 2 claras levemente batidas com um pouquinho de leite para pincelar
  • Gergelim branco torrado para salpicar
  • Açúcar misturado com um pouco de água para pincelar

Modo de preparo

  1. Dilua o fermento no leite com o açúcar. Junte as gemas, a manteiga, a farinha e o sal e misture bem.
  2. Transfira para uma superfície lisa enfarinhada e sove bem, rasgando a massa, até formar uma bola lisa.
  3. Besunte levemente a massa com óleo, coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 40 minutos.
  4. Divida a bola de massa ao meio 2 vezes para obter 4 porções. Com as mãos, estenda cada porção em formato triangular e termine de abrir com o rolo, até formar 4 “árvores” mais finas.
  5. Disponha uma “árvore” de massa nas costas de uma assadeira forrada com papel-manteiga untado com manteiga e espalhe 1/3 do creme de cacau.
  6. Cubra com outra massa, espalhe mais 1/3 do recheio, disponha mais uma massa e o restante do recheio e finalize com a quarta árvore de massa.
  7. Do centro do topo para baixo, trace superficialmente um tronco triangular fino, até a base ficar com 6 cm.
  8. Nas laterais, corte tiras de 3 cm da base até o topo, deixando o triângulo do centro livre (sem cortar).
  9. Retire 2 tiras da base para obter a parte de baixo do tronco (faça biscoitos com elas) e torça as demais 2 vezes para obter os galhos.
  10. Deixe crescer por mais uns 30 minutos, pincele com a mistura de clara e leite e salpique gergelim na ponta de cada galho.
  11. Leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 15 minutos ou até dourar.
  12. Retire do forno, pincele com a mistura de açúcar e água e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente.

Informações adicionais

Esse prato cai super bem com um uma bebida natural ou um refrigerante.

  • Tempo médio de preparo: 03:00 hrs
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples arvore de creme de avelã com cacau da Ana Maria Braga que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de doces, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Reforço que essa receita de arvore de creme de avelã com cacau da Ana Maria Braga foi retirada do programa Mais você de um quadro culinário que mostra  nossa querida apresentadora Ana Maria Braga ensinando a preparar receitas deliciosas.

Link da receita na página oficial da apresentadora://anamariabraga.globo.com/receita/arvore-de-creme-de-avela-com-cacau/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.