Baba de moça

Avalie este post

Para quem adora sobremesas e receitas regionais, hoje temos uma receita especial com um doce que possui um nome um pouco inusitado. A baba de moça é uma receita brasileira de doce cremoso preparado com gemas de ovos, leite de coco e calda de açúcar. Este doce é geralmente servido como calda para sobremesas, sorvetes e bolos ou recheios de doces e bolos.

A baba de moça é uma variação da receita portuguesa de ovos moles ou doce de ovos. Este doce pertence à categoria de doces conventuais portugueses, caracterizados, na sua maioria, por grandes quantidades de açúcar, gemas de ovos e amêndoas. Em Portugal, também há uma sobremesa chamada baba de camelo que possui consistência de mousse e é elaborada com leite condensado e ovos.

Ela tem uma ampla história no sudeste e sul do Brasil, vamos entrar nos detalhes dessa história após você conferir como essa sobremesa super deliciosa pode ser feita hoje mesmo em sua casa. Além de saborosa, ela não precisa de muitos ingredientes e fica com uma textura divina.

Receita de Baba de moça

Ingredientes

  • 2 ou 3 xícaras de chá de açúcar
  • Água para fazer a calda
  • 1 garrafa de leite de coco
  • 10 gemas
  • Água de Flor de Laranjeira

Modo de Preparo

Com o açúcar e a água, fazer uma calda em ponto de pasta fina – erguer a colher com um pouco da mistura, quando a calda cair em forma de franja está no ponto – e juntar o leite de coco. Passar as gemas por uma peneira, para retirar sua película, e colocar sobre elas um pouco de calda quente, mexendo bem. Fora do fogo, juntar tudo, mexendo sempre. Voltar ao fogo brando, juntar algumas gotas de água de flor de laranjeira e mexer até ficar em ponto de doce mole. Servir sua baba de moça quando fria.

Informações adicionais da Baba de moça

Você acabou de ver como uma deliciosa receita de baba de moça é feita para poder produzir um docinho super diferente em casa, afinal, quem não ama inovar na cozinha e experimentar novos pratos e opções? Essa baba de moça será a opção perfeita para isso, pois além de ter um sabor gostoso, possui um modo de preparo super simples e resultados deliciosos.

A baba de moça foi uma sobremesa que os portugueses trouxeram de seu país durante a colonização. Ele se popularizou no sudeste e ganhou fama por parecer uma espécie de mousse usando poucos ingredientes.

Existe a versão mais fluida da baba de moça que é muito utilizada como calda para sorvete e sobremesas, principalmente sobremesas elaboradas com coco e nozes. Já a versão mais pastosa da baba de moça é muito utilizada como recheio de rocamboles e bolos de festa, principalmente de aniversários.

Faça como um recheio ou por si só para comer como sobremesa após um prato principal e aproveite essa baba de moça deliciosa!

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Baba de moça, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.