Bacalhau à Portuguesa

Avalie este post

Para quem adora peixe e a culinária portuguesa, a receita de hoje vai surpreender! Aprenda a fazer um delicioso Bacalhau à Portuguesa, uma verdadeira delícia  da culinária do velho mundo que vai conquistar a sua família.

A receita é relativamente rápida de ficar pronta, levando apenas 90 minutos de preparo e rendendo até 10 porções, ideal para toda a família poder experimentar essa maravilha.

O bacalhau é um ingredientes típico de ser utilizado em receitas e celebrações, como o Natal ou a Páscoa, por exemplo.

E o peixe é uma iguaria que tem muita história para contar. Trazido para o Brasil pelos portugueses na época da colônia, desde então o bacalhau tem marcado presença na mesa do brasileiro em seus mais variados pratos e composições.

Uma fonte riquíssima em nutrientes, o peixe pode ser consumido no dia a dia, fazendo parte de dietas saudáveis, principalmente por ser leve e com baixo índice calórico.

Super versátil, o bacalhau pode ser preparado de inúmeras formas. O seu sabor é super marcante e oferece possibilidades de acompanhamentos diversos, desde o azeite, passando pela pimenta do reino, sal e dentre outras especiarias.

Os benefícios que o peixe oferece são muitos, mas vale destacar a riqueza que o bacalhau tem em ácido graxo Ômega-3.  A propriedade ajuda na formação de HDL, conhecido popularmente como o bom colesterol, prevenindo doenças do coração.

Além de gostoso, o bacalhau também é benéfico para a nossa saúde e deve ser consumido.

Por isso, hoje trouxe essa receita para que todo mundo aprenda de uma vez por todas como fazer esse maravilhoso Bacalhau à Portuguesa.

Portanto, siga com a sua leitura e venha conferir!

Ingredientes Para Bacalhau à Portuguesa

  • 1 kg de bacalhau (pedaços, lascas, lombo…)
  • 500ml de leite
  • 4 batatas
  • 5 ovos
  • Brócolis a gosto
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho amassado
  • 100ml de azeite
  • 50g de azeitonas preta ou verde

Como Fazer Bacalhau à Portuguesa

Inicie

Dessalgando o bacalhau e reserve. Leve o leite para aquecer e mergulhe o bacalhau nele. Deixe de molho por uns 20 minutos.

Cozinhar

Enquanto isso, cozinhe os brócolis e as batatas e os ovos.

Agora

Em uma travessa arrume o bacalhau, coloque as batatas, cebolas em rodelas, o alho. decore com brócolis e azeitonas.

Assar

Regue com azeitonas e leve para assar até dourar. Aproximadamente 30-40 minutos, no meio tempo vire o peixe. Prontinho, só servir.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bacalhau à Portuguesa, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish