Bacalhau ao leite de coco

4.1/5 - (7 votes)

Bacalhau ao leite de coco: Que tal uma deliciosa receita de bacalhau que é super indicado para pessoas intolerantes à lactose e para dar mais sabor ao seu dia? Nada como um delicioso peixe para encerrar o dia, não é mesmo?

O bacalhau é um peixe que teve seu consumo característico de Portugal, tornando-se um dos alimentos mais populares entre os portugueses. As primeiras pescas de bacalhau foram datadas no século XIV. Os portugueses perceberam que o bacalhau seria um peixe que aguentaria travessias marítimas mais longas.

Iniciada pela Groenlândia e Terra Nova, por grandes veleiros, locais que foram substituídos por navios de arrasto. A prática de secar e salgar o peixe, cura original portuguesa, sem a adição de qualquer tipo de agente químico, mantêm todas as propriedades nutricionais do peixe. 

Em meados do ano de 1506, o bacalhau passou a ter um imposto inserido nos portos entre Minho e Douro. Porém, tempo depois a pesca por frotas tornou-se irregular acabou sendo cortada durante a dinastia filipina. Dito isso, acompanhe nossa receita de Bacalhau ao leite de coco.

Receita de Bacalhau ao leite de coco

Ingredientes:

  • 1Kg de Bacalhau dessalgado e  desfiado 
  • 200ml de Leite de Coco caseiro 
  • 1 Cebola Grande Picada 
  • 2 Tomates Médios 
  • 2 Dentes de Alho amassados 
  • 1 Colher (sopa) de Coentro 
  • 1 Colher (sopa) de Azeite de Oliva 
  • Sal e Pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo:

1. Retire a pele e as sementes do  tomate. Pique os tomates e a cebola  bem picadinhos.  

2. Em uma panela aquecida com o  azeite de oliva, refogue as cebolas  até ficar bem 

dourada. Acrescente o  tomate e o alho e deixe refogar por  mais 2 minutos.  

3. Acrescente o bacalhau já  dessalgado, e deixe cozinhar por  cerca de 20 minutos. Coloque o  leite de coco, misture bem e deixe  cozinhar por mais 10 minutos.  

4. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino a gosto.  

5. Retire do fogo e sirva em seguida, seu Bacalhau ao leite de coco está pronto.  

6. Boa Refeição.

É comum encontrar pessoas preparando esse prato na semana santa. Isso apenas para famílias religiosas, já que nessa semana, datamos os 40 dias que Jesus Cristo jejuou no deserto e ainda marcamos o fim da Quaresma. 

Na sexta feira santa, é proibido o consumo de carne vermelha, sendo então, uma das melhores opções o bacalhau. 

No Brasil, a inserção do bacalhau foi iniciada nas primeiras décadas da colonização portuguesa, sendo reforçada depois da chegada da família real no século XIX. Isso ocorreu pelo fato de que o bacalhau é um alimento que pode ser facilmente salgado e também desidratado. Dessa forma, o peixe podia ser armazenado por muito mais tempo. 

Os pratos preparados com esse peixe, podem sofrer diversas variações e adaptações nas receitas, mas nunca perdendo seu delicioso sabor! Nas regiões do Goiás e Pará, esse prato é preparado da mesma forma que uma peixada, servido com batata, cebola, tomate, alho e couve.
Quer outras receitas de pipoca que vão ajudar você a inovar naqueles momentos especiais? Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bacalhau ao leite de coco, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.