A bacalhoada é um prato muito saboroso e tradicional na nossa culinária, mesmo a iguaria não sendo originaria da nossa gastronomia. Pois apesar disso, acabou se tornando tradição devido a obrigatoriedade em comemorações religiosas católicas, como na sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.
Claro que a iguaria ganhou o gosto dos brasileiros e comumente é consumida em outras épocas do ano, afinal de contas é um prato muito gostoso. Aqui na minha casa por exemplo costumamos comer a bacalhoada acompanhada de um arroz branco, uma salada verde e uma bela taça de vinho.
Portanto seja para fazer e servir na semana santa ou em um outro dia qualquer, simplesmente pelo prazer de saborear uma autêntica bacalhoada, o prato conta com alguns macetes imprescindíveis para dar certo. Aprenda o passo a passo do preparo e desvende todas as técnicas para preparar uma verdadeira bacalhoada e agradar a todos.
Ingredientes
- 1,5 kg de bacalhau salgado
- 800 g de batatas descascadas e fatiadas em rodelas cerca de 1 cm
- Azeite a gosto
- 2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes
- 2 cebolas grandes fatiadas
- ervilhas a gosto
- 1 pimentão verde cortado em tiras
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras
- 100 g de azeitonas pretas sem caroço
- cheiro verde picado
- 1 pitada de pimenta do reino (opcional)
- 1 colher (café) de sal Ajinomoto
- 3 ovos cozidos
Modo de Preparo
Antes de iniciar o preparo da bacalhoada é recomendado primeiro colocar o forno para preaquecer, por 15 minutos em 150° C.
- Deixe o bacalhau de molho em água fria, em uma tigela coberta com um pano limpo de um dia para o outro.
- Depois lave-o, desfie e reserve.
- Em seguida coloque as batatas, em uma panela grande cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada.
- Após este tempo escorra e corte as batatas em rodelas mais finas e reserve.
- Agora unte um refratário com azeite e comece a montar camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde.
- Depois salpique sobre essa camada uma mistura de sal Ajinomoto e pimenta do reino, e regue com o azeite.
- Repita todo o processo de montagem até acabar os ingredientes que restarem.
- Por fim distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido e regue novamente com o azeite de oliva
- Agora basta levar a bacalhoada ao forno baixo, preaquecido, por cerca de 60 minutos, a bacalhoada deve manter os ingredientes estejam “al dente”.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Informações adicionais
Para que o bacalhau dessalgue adequadamente é necessário trocar a água pelo menos 3 vezes durante o período de molho. Caso goste a bacalhoada também pode ser servida fria, se sobrar para o outro dia ou quiser fazer um pouco antes, mas é opcional.
- Tempo médio de preparo: 90 minutos
- Rendimento médio: 6 porções
Agora que você já sabe como fazer bacalhoada, que tal aprender também outras receitas muito saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de pratos e sobremesas incríveis que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.