Baião de dois tradicional

Avalie este post

O baião de dois é um prato muito gostoso e que é tradicional da região nordeste do país. No entanto o preparado de arroz e feijão, intitulado baião de dois, também acabou se tornando bem popular em outras regiões do país devido ao uso e junção de ingredientes comuns e conhecidas da nossa culinária.

Com isso acabou que o prato se tornou bem comum em todo o país, porém existem muitas versões, mas como não existe nenhuma melhor que o baião de dois tradicional, aquele oriundo da região nordeste. Já que nenhuma versão se comparar ao inigualável baião de dois tradicional, que tal experimentá-la?

Então se você se interessou e ficou com vontade de arriscar, basta conferir essa receita completa de baião de dois tradicional que separamos para você testar aí na sua casa. Tenho absoluta certeza de que você vai adorar e começar a preparar somente essa versão mais tradicional do baião de dois.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de bacon em cubos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • 1 pimentão verde picado em cubos
  • 1 cebola roxa ralada
  • 1 colher (sopa) de alho picado ou amassado
  • 2 xícaras (chá) de feijão de corda cozido
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de queijo coalho picado em cubos
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picadinha
  • Cebolinha a gosto para decorar

Modo de Preparo

  1. Coloque o bacon em uma panela grande, em fogo médio, para fritar em sua própria gordura.
  2. Em seguida retire todo o bacon da panela e reserve.
  3. Então na mesma panela, junto com a gordura do bacon, coloque a manteiga para aquecer e coloque a cebola e o pimentão para refogar por cerca de 3 minutos.
  4. Depois acrescente o alho, o feijão e frite por mais 3 minutos.
  5. Agora acrescente também o arroz e mexa até incorporar todos os ingredientes.
  6. Por fim basta acrescentar o queijo, o bacon reservado, a cebolinha e misturar até todos os ingredientes ficarem bem misturados.
  7.  Logo após é só desligar o fogo, despejar em uma travessa, decorar cebolinha e servir.

Informações adicionais

Existem 3 ingredientes que podem ser substituídos sem afetar muito o sabor do seu baião de dois, entre eles temos a manteiga de garrafa, o feijão de corda e o queijo coalho. Então caso não os encontre ou não tenha muita afinidade com seu sabor substitua por manteiga comum, feijão bolinha e queijo minas frescal.

Vale lembrar que as substituições são opcionais e não precisa ocorrer com todos os ingredientes, pois depende do seu gosto e de seus convidados.

Agora que você já aprendeu como fazer um baião de dois tradicional, que tal conhecer também outras receitas de pratos e sobremesas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com diversas opções incríveis para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.