Barreado Tradicional

Avalie este post

Hoje iremos aprender uma receita tradicionalmente brasileira e que é uma delícia. Venha comigo aprender a fazer um delicioso Barreado Tradicional, uma receita paranaense e que vai te conquistar.

O tempo de preparo do barreado não é dos mais curtos, já que o prato leva cerca de 500 minutos de preparo, rendendo até 10 porções.

Caso você nunca tenha ouvido falar do barreado, saiba que se trata de uma refeição típica da região sul do Brasil, mas especificamente do Paraná. Sendo assim, é possível e compreensível que, se você não é de lá, nunca tenha ouvido falar.

Se esse é o seu caso, pode confiar em mim que se trata de um prato delicioso e que vai conquistar o seu coração.

É uma pedida ótima para quem deseja fazer uma refeição diferente. Demanda tempo, porém, vale a pena!

A origem do barreado remete há um ritual de 300 anos que ainda é feito pelos açorianos. É atribuído aos portugueses que vieram ao litoral do Estado do Paraná no século XVIII. Segundo os registros antigos, a origem teria vindo da vila de Guaraqueçaba, que disseminou a receita por toda a região.

Por ser um prato simples, isso garantiu que os ingredientes e seu preparo se mantivessem muito parecidos por todo esse tempo. Uma das suas principais características é que, mesmo requentado, mantém o seu sabor, já que é preparado em panela de barro pesada.

Enfim, depois de conhecer um pouco da origem do Barreado Tradicional, vamos à receita. Siga com a sua leitura e confira como preparar esse delicioso prato que sua família vai amar, pode ter certeza.

Ingredientes Barreado Tradicional

  • 2 kg de carne de segunda
  • 2 cebolas
  • 5 dentes de alho
  • 100g de bacon
  • Cheiro verde
  • Louro
  • Sal a gosto
  • Cominho
  • Panela de barro

Modo de preparo Barreado Tradicional

Coloque primeiro o bacon, pois ele soltará a sua gordura e fará com que a carne não grude no fundo da panela.

Por cima, coloque a carne aos poucos, adicionando também o alho, o sal e a cebola.

Coloque mais bacon e mais um pouco de carne, cebola, alho e sal.

Repita esse processo por volta de 3 vezes.

Para finalizar, coloque água até cobrir tudo.

Após isso, adicione também a farinha em um pote de água, de forma que dê para formar uma massa. Na sequência, molde com a mão para que forme uma vedação na panela.

Deixe a panela de barro no fogo por cerca de 1 hora. Após isso, adicione mais água e deixe no fogo por 5 horas em média.

Assim que estiver pronto, adicione cominho e louro e sirva com cheiro verde.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Barreado Tradicional, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.