Biscoito Avoador

Avalie este post

Que tal aprender a preparar um incrível aperitivo para tomar no café da tarde? As crianças vão adorar e os adultos também. Aprenda como fazer uma ótima Receita de Biscoito Avoador, uma maravilha que vai te conquistar.

A receita é bem simples de ser feita e leva apenas 2 minutos de preparo, rendendo até 8 porções.

Bom, caso você ainda não conheça, o Avoador é um biscoito muito tradicional no estado da Bahia, sendo ele muito parecido com o que as demais regiões do país estão acostumadas a chamar de biscoito de polvilho.

O biscoito de polvilho é, por sua vez, um prato comum em Minas Gerais e em toda culinária do Centro-Oeste. Não existe uma origem definida para a receita e nem mesmo para a data em que ela foi criada, mas o que realmente se sabe é que ela existe desde o século XVIII.

Na época, o biscoito de polvilho fazia parte das quitandas – termo que se refere a guloseimas que são servidas durante o café -, sendo ele preparado pelas cozinheiras das fazendas do estado de Minas. Em São Paulo, acontecia algo similar, já que os biscoitos eram servidos ao lado de bolinhos de chuva, broinhas de fubá e sempre acompanhados de chá ou café.

Enfim, o que podemos concluir disso é que o biscoito avoador é uma opção muito saborosa para acompanhar o seu café da tarde, pode apostar.

Portanto, para aprender a fazer a receita e impressionar sua família e convidados, siga com a sua leitura. Abaixo, você confere um passo a passo detalhado para preparar o biscoito avoador e se deliciar esta tarde!

Ingredientes Biscoito Avoador

  • 3 l de farinha de goma (ou três vezes a medida do óleo)
  • 1 l de água
  • 1 l de óleo
  • 2 dúzias e 1/2 de ovos (aproximadamente)
  • 2 colheres de sopa de sal

Modo de preparo Biscoito Avoador

Primeiramente, passe a farinha de goma por uma peneira e, em seguida, reserve.

Agora, coloque o óleo, a água e o sal em uma panela, colocando-a no fogão em fogo alto até ferver. Assim que isso acontecer, coloque de uma vez a água na farinha de goma com a ajuda de uma colher, misturando o líquido por completo em toda a farinha.

Agora espere esfriar, e comece quebrando de 6 a 7 ovos na massa, misturando de forma uniforme.

Divida a massa em 3 ou 4 partes e sove até que esteja com um aspecto firme e macio, muito parecido com uma massa de peta.

Em uma bacia, bata uma dúzia e meia de ovos e aos poucos, adicione a massa sovada. Misture até que fique homogêneo. Caso precise, coloque mais ovos.

Agora, unte as formas retangulares com óleo.

Coloque a massa em um coador de pano ou de plástico, fazendo bolinhas até preencher toda a forma. Se atente para deixar um pequeno espaço entre elas.

Leve para assar em forno pré-aquecido e retire assim que estiverem crocantes.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Biscoito Avoador, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.