Biscoito Vovó Sentada

4.6/5 - (105 votes)

A receita de hoje vai agradar quem possui crianças em casa. Irei ensinar um delicioso Biscoito Vovó Sentada, uma receita que sai do tradicional e é uma verdadeira delícia!

A receita é super prática e rápida de ser feita, levando cerca de 130 minutos para ser preparada e rendendo até 55 porções.

O biscoito Vovó Sentada é uma maneira divertida de agradar todos os paladares da sua casa, mas especialmente, das crianças.

Muito tradicional na região sul do Brasil, ele possui um formato de “L” se assemelhando com uma vovó sentada de olho em seus netos que estão brincando.

O mais interessante é que o biscoito tem vários nomes diferentes, como dentinho, joelho, cangalhinha, cotovelo, mignon, mutitos, malinha e por aí vai.

Um dos principais ingredientes presentes no Biscoito Vovó Sentada é a banana, fruta muito consumida no Brasil e que é cheia de benefícios para a nossa saúde.

Seja ela nanica, ouro, caturra, prata ou maçã, a banana é uma das frutas mais consumidas no país. Ela é super nutritiva e prática para consumo, possuindo uma ampla lista de benefícios para o nosso organismo.

Rica em fibras, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B, ela tem boa quantidade do aminoácido triptofano, que é essencial para o funcionamento do nosso cérebro.

Ela também é ótima para evitar cãibras, para pessoas que usam diuréticos e também para aqueles que desejam emagrecer.

Por fim, vale mencionar que a banana é boa até mesmo no combate à depressão e ao baixo humor, auxiliando na produção de serotonina, hormônio responsável pelo prazer e bem estar.

De todo o modo, se você deseja uma opção diferente para preparar para a sua família, siga com a sua leitura e aprenda a fazer essa receita incrível de Biscoito Vovó Sentada.

Ingredientes Biscoito Vovó Sentada

  • 1 kg de farinha de trigo;
  • Farinha de rosca para polvilhar;
  • Tempero pronto a gosto.
  • Óleo para trabalhar a massa;
  • 350ml de água;
  • 200g de banha;
  • 20g de sal;
  • 10g de fermento biológico fresco.

Modo de preparo Biscoito Vovó Sentada

Inicialmente, junte todos os ingredientes e leve para a batedeira. Deixe bater por cerca de 2 a 3 minutos. Pode amassar nas mãos, mas amasse bem!

Sove a massa, usando óleo e farinha para polvilhar.

Quando estiver pronta, leve para uma superfície íntegra e deixe a massa lisa. Estique a massa em forma retangular para começar os cortes.

Junte 3 ou mais tiras e corte fatias finas, dobrando as pontas em forma de “V”, formando os biscoitos. Coloque-os nas formas untadas de óleo ou margarina, mas sem deixar amontoados.

Deixe crescer por cerca de 1 hora ou até que os biscoitos comecem a abrir e fiquem com o formato de “L”.

Leve ao forno pré-aquecido a 130 °C no turbo por 20 minutos. Retire do forno e embaralhe os biscoitos para se soltarem.

Se ficarem muito encostados, volte ao forno por mais 20 minutos.

Após os 20 minutos, os biscoitos devem estar sequinhos e bem crocantes. Tempere a gosto e aproveite!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Biscoito Vovó Sentada, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.