Bolinho De Chuva

5/5 - (1 vote)

O bolinho de chuva é uma iguaria que sempre esteve muito presente na minha infância, principalmente em tardes chuvosas na casa das minhas tias, e como é uma guloseima muito conhecida, sei por que conheço muitas pessoas do meu convívio social que adoram, acredito que também fez e faz parte da infância de muita gente.

Afinal de contas, o bolinho de chuva é uma excelente opção de petisco ou guloseima para aquele lanchinho especial de um finzinho de tarde com a família ou amigos de infância, principalmente se servido acompanhado de uma bela xícara de café feito na hora.

Então, se você é como eu e não perde a oportunidade de reunir a família ou amigos para um lanchinho para matar a saudade e relembrar momentos inesquecíveis, confira todos os passos de como fazer aquela porção deliciosa de bolinho de chuva sem muito esforço e ainda bem rápido, para que vocês possam relembrar as aventuras da infância se deliciando com essa guloseima especial.

Ingredientes Bolinho De Chuva

  • 2 ovos,
  • 1 xícara de açúcar,
  • 1 xícara (chá) de leite,
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo,
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó,
  • 1 colher (sopa) de amido de milho,
  • 1 litro de óleo para fritar,
  • 3 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar,
  • 1 colher (sopa) de canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar e o sal, e misture muito bem.
  2. Acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher.
  3. Junte o fermento e misture bem até obter uma massa cremosa e homogênea.
  4. Coloque o óleo para aquecer em uma panela grande, para que os bolinhos possam boiar.
  5. Quando o óleo estiver bem quente, aproximadamente 180ºC, com uma colher (sobremesa) pegue um pouco de massa e comece colocá-las para fritar no óleo
  6. Deixe fritar até que dourem por inteiro.
  7. Retire os bolinhos da panela com a ajude de uma espumadeira e coloque-os sobre papel absorvente.
  8. Agora basta passá-los no açúcar com canela.

Informações adicionais

O segredo para deixar o bolinho de chuva bem sequinho está no amido de milho, que deve ser adicionado a massa. Quanto ao formato do bolinho é interessante utilizar duas colheres de sopa, para modelá-los, pois basta colocar a massa com uma das colheres e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado.

  • Tempo médio de preparo: 30 minutos
  • Rendimento: 8 porções

Uma curiosidade interessante, é que além do bolinho de chuva tradicional também existem outros tipos de bolinho de chuva, como por exemplo o bolinho de chuva salgado, que segue a mesmo receita, porém excluindo o açúcar da massa, e no lugar de polvilhar com açúcar e canela, ele costuma ser polvilhado com uma mistura de especiarias como curry indiano.

Agora que você aprendeu como fazer bolinho de chuva para lembrar das suas aventuras da infância que tal conferir outras receitas incríveis do blog Minhas Receitas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.