Bolo assado na boca do fogão

3.4/5 - (30 votes)

O bolo é uma iguaria muito comum na vida e mesa da maioria dos brasileiros, pois além de garantir um lanche muito gostoso ainda permite tornar as comemorações muito mais bonitas, coloridas e claro saborosas. Mas muitas vezes, por motivos diversos, temos que abrir mão do seu preparo.

O que poucos sabem é que felizmente existe uma outra maneira de assar um bolo que não a forno, já que com o tempo surgiu o bolo assado na boca do fogão, uma opção maravilhosa e que permite que você prepare seu bolo em casa sempre que tiver vontade.

Eu não tenho mais o hábito de usar está técnica, mas quando morrei em apartamento por um ano, como não tínhamos espaço para um forno eu fazia direto e sempre dava super certo. Se curtiu a ideia e quer testar basta seguir a receita abaixo com o passo a passo completo que com toda certeza do mundo você também vai poder fazer bolo em casa.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de trigo
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 4 colheres (chá) de fermento

Modo de Preparo

  1. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e bata mais um pouco.
  2. Depois acrescente as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo.
  3. Em seguida coloque o fermento e misture delicadamente com o auxílio de uma colher ou espátula.
  4. Então despeje a massa em uma forma redonda pequena, que caiba dentro de uma panela com água.
  5. Depois coloque um pouco de água na panela, com cuidado para não correr o risco de vazar quando a forma do bolo for inserida na panela.
  6. Agora basta colocar a forma com a massa de bolo dentro da panela com água e levá-la ao fogo baixo para cozimento.
  7. Por fim tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.

Informações adicionais

Como o cozimento é feito todo em banho-maria o bolo fica mais branquinho, no entanto, caso deseje dourá-lo um pouco basta levar ao forno por 5 minutos em 250º C ou então cobri-lo com uma calda ou cobertura.

Agora que você já sabe como fazer bolo assado na boca do fogão, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos ainda com excelentes opções de pratos, lanches e guloseimas incríveis para deixar seu evento ou dia a dia muito mais saboroso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.