Bolo comum tradicional

Avalie este post

O bolo comum tradicional é uma iguaria bem clássica na nossa culinária, pois é ideal para contar com recheios, caldas e coberturas diversas sem afetar o sabor como um todo, isso porque a iguaria não oferece um gosto marcante que possa ser alterado caso deseje investir em um acompanhamento mais saborizado.

Aqui em casa mesmo, sempre que opto por fazer esse bolo comum tradicional, como as crianças gostam de chamar “bolo de nada”, começa uma verdadeira chuva de sugestões para incrementá-lo com caldas, coberturas e confeitos para tornar o bolo mais saboroso e convidativo. Eles adoram sentar para discutir e selecionar uma opção para tornar o bolo mais a cara deles.

Portanto seja porque você que uma opção de bolo para usar a criatividade e testar combinações ou só um bolo mais tradicional para ter um lanche mais simples, saiba que o bolo comum tradicional é perfeito para ambos os casos. Sem falar que além de prático, ele também possui uma massa bem fofinha. Agora é só conferir a receita para acertar no bolo do lanche desta tarde.

Ingredientes

  • 3 claras de ovo
  • 3 gemas de ovo
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Bata as claras em neve e reserve.
  2. Em seguida coloque as gemas, a margarina e o açúcar em uma tigela e bata até obter uma mistura homogênea.
  3. Depois acrescente, aos poucos e enquanto mistura, o leite e a farinha de trigo até obter uma massa bem lisinha e homogênea.
  4. Então acrescente as claras em neve reservada e o fermento, e misture delicadamente para incorporá-los a massa.
  5. Agora basta despejar a massa em uma forma grande de furo central (pudim) untada e enfarinhada.
  6. Por fim leve para assar em forno preaquecido a 180° C, por aproximadamente 40 minutos ou faça o teste do palito.

Informações adicionais

O teste do palito consiste em espetar o bolo com um pálido ou garfo para conferir se assou por completo, onde caso o palito saia sujo de massa, ainda deve ficar mais tempo no forno para terminar de assar e quando sair limpo estará pronto para ser retirado do forno e colocado para amornar.

Caso queira incrementar seu bolo comum tradicional basta preparar uma cobertura ou calda para cobri-lo antes de servir.

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse bolo comum tradicional, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de lanches e guloseimas incríveis para deixar seu dia muito mais apetitoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.