Bolo de banana simples

Avalie este post

O bolo de banana simples é uma deliciosa guloseima que inclusive é muito popular em todos os estados do país. Isso porque, além de muito característico o magnifico bolo também é uma ótima opção para os seus lanches de café da tarde com a família e os amigos. Inclusive o quitute sempre faz o maior sucesso por onde passa, pelo menos entre a maioria das pessoas, já que é a base da fruta mais comum e tradicional do país.

Aqui na minha casa mesmo, esse bolo de banana simples sempre torna o nosso lanche muito mais divertido, agradável e vasto, pois sempre trás um toque adocicado especial e bem característico a mesa do lanche, já que além de agradar muito a minha galerinha, também as deixam muito satisfeitas e felizes.

Portanto, se você também adora reunir uma galerinha para um bate papo que claro será acompanhado por um lanchinho especial, que tal aprender a fazer um delicioso bolo de banana simples para aquele lanche especial? Tenho certeza de que será um sucesso, afinal de contas banana é uma fruta bem popular. Curtiu a ideia? Então confere a receita completa abaixo.

Ingredientes

Massa

  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  •  xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 7 bananas maduras cortadas no sentido do comprimento

Cobertura

  • 3/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água quente filtrada ou mineral

Modo de preparo

Antes de iniciar o preparo do seu delicioso bolo de banana simples é indispensavel já deixar uma assadeira média untada com margarina e farinha de trigo, e colocar o forno para preaquecer em temperatura de média de 180º C.

Massa

  1. Coloque os ovos, o açúcar, o óleo e o leite em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem lisinha e homogênea.
  2. Em seguida vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo e continue batendo até obter uma massa bem homogênea.
  3. Então é só adicionar por último o fermento, bater na velocidade mínima do liquidificador brevemente para incorpora-lo a massa e reservar.

Cobertura

  1. Coloque o açúcar em uma panela em fogo médio e misture até derreter completamente.
  2. Quando isso acontecer basta despejar a água quente, sobre o açúcar derretedeira enquanto mexe, até que forme uma calda caramelizada cremosa.
  3. Depois é só deixar engrossar até chegar ao ponto de calda e reservar.

Montagem

  1. Despeje a cobertura do bolo de banana simples na assadeira untada e enfarinha.
  2. Em seguida coloque as fatias de banana organizadas no fundo da assadeira sobre a cobertura e então despeje, cuidadosamente, a massa sobre a cobertura com as fatias de banana.
  3. Por fim basta levar a assadeira ao forno, preaquecido, por aproximadamente 30 minutos para que asse o bolo.
  4. Passado este tempo faça o teste do palito, retire o bolo, aguarde amornar, desenforme e sirva como de costume.

Informações adicionais

A quantidade de bananas pode variar de acordo com o tamanho da sua assadeira ou forma, então o ideal é ir fatiando a fruta na hora do uso. Caso deseje um bolo com um sabor inusitado você também pode acrescentar 1 colher (sopa) de canela à massa do bolo, o que a deixará com um aroma bem característico e um sabor mais marcante.  

  • Tempo médio de preparo: 45 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples bolo de banana simples que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de bolos, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.