Bolo de banana

Avalie este post

O bolo de banana é uma guloseima que é perfeito para qualquer ocasião, seja ele servido em lanches pela manhã, tarde ou como sobremesa em uma refeição especial. Isso porque a fruta garante ao bolo uma textura única e um sabor incomparável.

O que torna o bolo de banana mais atraente, para quem gosta, é o fato da banana ficar totalmente caramelizada na calda, elemento que gera um sabor único, o que também faz com que nem sempre essa iguaria agrade a todos os paladares. Pois, além de uma aparência inusitada o bolo de banana também tem um gosto muito característico da fruta.

Mas se você adora tanto a fruta, premissa importante para gostar do bolo, quanto o inusitado bolo de banana, é válido conhecer a receita maravilhosa deste bolo que vai fazer muito sucesso aí na sua casa. Você vai ver que ele é super fácil de fazer, então se prepare para fazer um bolo de banana bem fofinho e sem muito esforço.

Ingredientes

Massa

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 7 bananas maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento (deitada)

Calda

  • 3/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água quente

Modo de Preparo

Antes de começar a preparar o bolo de banana, primeiro coloque o forno para preaquecer, por 15 minutos em 180°C, e unte a forma com margarina e farinha de trigo. Também é recomendado peneirar a farinha de trigo e os ovos.

Outro ponto importante para fazer o bolo de banana corretamente é que este bolo, especificamente, deve ser iniciado pela calda, visto que ela também será colocada na forma para assar, inclusive antes da massa do bolo, junto com as bananas para caramelizar.

Cobertura

  1. Em uma panela, coloque o açúcar e misture até derreter
  2. Em seguida, despeje a água quente e mexa até dissolver bem o açúcar
  3. Agora é só mexer até começar a engrossar, ponto de calda, e reserve.

Massa

  1. Coloque em um liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o leite, e bata até ficar uma mistura homogênea.
  2. Agora coloque junto a mistura do liquidificador a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até obter uma massa lisa e homogênea
  3. Por fim coloque também o fermento em pó e bata na velocidade mínima ou se preferir apenas mexa com a ajuda de uma espátula ou colher

Finalização

  1. Despeje a calda na forma untada e coloque as bananas já cortadas
  2. Em seguida despeje devagar e cuidadosamente a massa do bolo, com cuidado para manter as bananas e a calda no lugar
  3. Agora é só levar o bolo para assar em forno preaquecido a 180 º C por aproximadamente 30 minutos

Informações adicionais

Quanto ao sabor da massa, caso deseje um gosto mais intenso de banana, você também pode optar por colocar uma banana na massa, isso o deixará mais saboroso e com um gosto mais real da fruta. Além disso, quem gosta também tem a opção de acrescentar 1 colher (sopa) de canela à massa, o que garantirá um sabor mais marcante e forte.

  • Tempo médio de preparo: 40 hora
  • Rendimento: 10 porções

Essa receita também é bem interessante porque além de deliciosa ela ainda proporciona que você utilize aquelas bananas bem maduras, que provavelmente seriam desperdiçadas.

Agora que você aprendeu a fazer essa deliciosa receita de bolo de banana, que tal conhecer outras receitas incríveis que temos aqui no blog Minhas Receitas, são várias opções de bolos, além de guloseimas e petiscos deliciosos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.