Bolo de Canela

3.7/5 - (9 votes)

Que tal aprender um bolo delicioso para o seu café da manhã? Gosta da ideia? Então você vai amar aprender a fazer esse incrível Bolo de Canela, uma maravilha fácil de ser feita e que fica pronta em pouco tempo.

O preparo do Bolo de Canela leva cerca de 45 minutos em média, rendendo até 13 porções que você vai amar.

Sem dúvidas, o bolo de canela é uma das melhores opções possíveis para desfrutar de um café da manhã ou da tarde de respeito. 

É uma receita fácil de preparar, e como você poderá ver hoje, conseguirá obter um resultado final macio e fofo, que a cada mordida, fará com que você viaje para um momento requintado de sua infância.

E para além do sabor, também temos o advento de que a canela é um alimento que conta com diversos benefícios para o nosso organismo e saúde.

Caso você não saiba, ela possui ótimos efeitos antioxidantes, por conta de estar cheia de procianidinas e polifenóis, elementos que proporcionam poderosos efeitos antioxidantes.

Desse modo, se combate os radicais livres que podem atrapalhar processos de nosso corpo e causar doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Além disso, a canela também reduz a inflamação, conteúdo flavonóides como quercetina, que atua reduzindo a inflamação no corpo.

Basicamente, é um tipo de tempero que dá um toque final em diversas receitas, melhorando o seu sabor, e também agregando muito em questão de saúde.

Por isso, essa opção de bolo de canela é a melhor para você. Não perca essa oportunidade e prepare hoje mesmo para a sua família.

Siga com sua leitura e confira como fazer o Bolo de Canela!

Ingredientes Bolo de Canela

  • 100 gramas de manteiga
  • 130 gramas de açúcar mascavo
  • 175 gramas de farinha
  • 50 gramas de leite
  • 1 limão
  • 1 colher cheia de canela em pó
  • 2 ovos
  • 6 gramas de fermento
  • Extrato de baunilha
  • Uma pitada de sal

PARA CONFEITAR

  • Açúcar de confeiteiro a gosto
  • Canela a gosto

Modo de preparo Bolo de Canela

Primeiramente, deixe a manteiga em temperatura ambiente para que ela amoleça antes de fazermos a massa do bolo.

Agora misture a farinha e o fermento, peneirando-os. Rale a casca de limão e reserve-a de um lado. Aperte meio limão e reserve para poder fazer a cobertura.

Bata a manteiga com o açúcar até que se obtenha uma mistura cremosa. Adicione a casca de limão, o leite, o extrato de baunilha e misture.

Adicione os ovos em uma tigela, colocando uma pitada de sal. Bata bem até integrarem, eles irão triplicar o seu volume.

Misture os ovos com a preparação de manteiga e logo na sequência incorpore a farinha peneirada pouco a pouco, misturando bem até que se obtenha uma massa densa.

Espalhe em um molde de bolo com manteiga, polvilhando farinha em pó e canela em pó. Agite para que saiam os excessos.

Despeje a massa no molde e coloque-a no forno pré-aquecido a 180°C com aquecimento para cima e para baixo, asse por 30 minutos.

Verifique seu cozimento após o tempo, espetando um palito de dente. Caso ele saia limpo, está pronto.

Ao retirar o bolo do forno, desenforme e polvilhe por cima o açúcar, de modo a misturar na canela.

Sirva quente ou frio.

Benefícios do Bolo de Canela

O bolo de canela é uma sobremesa que pode trazer alguns benefícios para a saúde, embora deva ser consumido com moderação como parte de uma dieta equilibrada. Alguns dos possíveis benefícios incluem:

  1. Anti-inflamatório: A canela é conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação no corpo.
  2. Melhora a saúde do coração: A canela pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
  3. Ajuda na digestão: A canela pode ajudar a estimular a digestão e prevenir problemas de digestão.
  4. Antioxidante: A canela contém antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra danos celulares causados pelos radicais livres.

No entanto, é importante lembrar que o bolo de canela é uma sobremesa e, como tal, deve ser consumido com moderação como parte de uma dieta equilibrada. Além disso, a receita do bolo de canela pode variar, e algumas versões podem conter ingredientes pouco saudáveis, como muito açúcar e gordura.

Curiosidade sobre a Canela

Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre a canela:

  1. Origem: A canela é originária da Ásia, especificamente da ilha de Ceilão, atual Sri Lanka. Ela é cultivada em muitas partes do mundo, incluindo América do Sul, África e Caribe.
  2. Uso antigo: A canela foi usada por milhares de anos na medicina tradicional, especialmente na medicina chinesa e ayurvédica, para tratar vários problemas de saúde, incluindo dor de cabeça, problemas digestivos e inflamação.
  3. Valor comercial: A canela é uma das especiarias mais valiosas do mundo e é amplamente utilizada na culinária, bem como em produtos de perfumaria e cosméticos.
  4. Tipos de canela: Existem dois tipos principais de canela: Ceilão (ou “verdadeira”) canela e cassia canela. A Ceilão canela é mais suave e aromática, enquanto a cassia canela é mais intensa e picante.
  5. Proprietários comerciais: Durante a Idade Média, a canela era considerada tão valiosa que era controlada pelos comerciantes venezianos, que mantinham o seu segredo de cultivo protegido.

Estas são apenas algumas das curiosidades sobre a canela. Espero que tenha sido útil e informativo!

Como Plantar Canela

Plantar canela é um processo que requer paciência e cuidado, mas pode ser bastante gratificante se feito corretamente. Aqui estão os passos básicos para plantar canela:

  1. Escolha o local certo: A canela precisa de sol pleno a parcial e de solo úmido, mas bem drenado. Ela prefere climas quentes e úmidos, como as regiões tropicais.
  2. Preparação do solo: Antes de plantar, prepare o solo, removendo ervas daninhas e adicionando matéria orgânica. Certifique-se de que o solo esteja úmido antes de plantar.
  3. Propagação: A canela é normalmente cultivada a partir de estacas ou sementes. As estacas podem ser cortadas a partir de uma planta adulta e enterradas no solo até o solo ou as sementes podem ser plantadas em recipientes com solo úmido.
  4. Rega: Mantenha o solo úmido, regando regularmente a planta. Certifique-se de não encharcar o solo, pois isso pode danificar as raízes da planta.
  5. Poda: Corte as folhas secas ou danificadas para estimular o crescimento da planta e mantê-la saudável.
  6. Colheita: A colheita da canela pode ser feita quando a planta atingir a maturidade, que geralmente leva de 2 a 3 anos. Corte os caules maduros e deixe-os secar antes de remover a casca e usar a canela.

Estes são os passos básicos para plantar canela. Lembre-se de que as condições climáticas e o solo podem afetar o crescimento da planta, então é importante monitorar cuidadosamente a planta e fazer ajustes conforme necessário.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bolo de Canela, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.