Bolo de carimã com leite condensado

Avalie este post

Se você gosta de uma receita tradicionalmente brasileira, a opção que eu trouxe hoje é, além de super deliciosa, prática e fácil de se fazer. Aprenda como preparar um delicioso Bolo de carimã com leite condensado, uma maravilha nordestina que vai conquistar a todos que provarem.

A receita leva cerca de 75 minutos para ficar pronta, rendendo até 8 porções, ideal para a família toda apreciar essa delícia.

Bom, se você não é do nordeste e não está tão acostumado assim com receitas regionais, talvez não conheça ou nunca tenha experimentado o bolo de carimã;

Pois bem, se este é o seu caso, eu irei dar uma rápida explicação sobre essa receita. Também chamado de bolo de mandioca puba, ele é um típico bolo da culinária brasileira, muito comum na região Nordeste do Brasil.

O principal ingrediente é a mandioca fermentada e amolecida. Essa massa de mandioca fermentada, também chamada de puba ou carimã, é obtida através da fermentação de raízes de mandioca que são descascadas e lavadas.

Elas ficam imersas em água por um período de três a quatro dias, e depois, são novamente lavadas e trituradas para a produção da farinha.

O bolo é muito comum a ser feito em períodos entre junho e julho, justamente pelas festividades de São João. O grande diferencial dessa receita é que não se trata de um mero bolo de mandioca comum, e por isso, o processo da fermentação dá um sabor e consistência especial ao bolo.

Pois bem, se você quer aprender a fazer essa maravilha, siga com a sua leitura. Abaixo, você confere um passo a passo para preparar o seu Bolo de carimã com leite condensado.

Ingredientes do Bolo de carimã com leite condensado

  • 3 xícaras de carimã (polvilho, também chamado de fécula de mandioca, é o amido da mandioca)
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 g de manteiga
  • 200 ml de leite de coco
  • 400 ml de leite
  • 400 g de leite condensado

Modo de preparo do Bolo de carimã com leite condensado

O processo é bem fácil: basta bater todos os ingredientes no liquidificador e, depois disso, colocar para assar em uma forma untada com manteiga em banho maria por cerca de 1 hora.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bolo de carimã com leite condensado, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.