Bolo de cenoura com calda de chocolate

Avalie este post

O bolo de cenoura com calda de chocolate é uma quitute perfeito para um café da tarde com família e amigos, sem falar que é uma das iguarias mais populares e presentes na casa da maioria dos brasileiros atualmente. Isso sem falar que nunca sai de moda, por isso que hoje eu vou ensinar a vocês como fazer essa iguaria através de uma receitinha simples e maravilhosa.

Inclusive aqui em casa todos nós amamos essa receita, cresci comendo esse bolo de cenoura com calda de chocolate na casa da minha avó e quando aprendi a fazer com ela e passei a fazer para os meus filhos também. A iguaria também é muito comum aqui em casa quando recebemos uma visita de amigos ou parentes que sempre adoram, já que não faltam elogios, pois fica realmente muito bom e sempre deixa um gostinho de quero mais.

Então agora que você já conhece todos este motivos encantadores para fazer esse bolo de cenoura com calda de chocolate, que tal conferir a receita completa que eu separei pra você aprender a fazer hoje? Tenho certeza de que além de alegrar bastante a criançada aí da sua casa, seu dia também vai ficar bem mais doce e leve. Curtiu a ideia? Então bora conferir o passo a passo simples abaixo.

Ingredientes

Massa

  • 3 cenouras médias raladas
  • 4 ovos inteiros
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Massa

  1. Coloque a cenoura, os ovos e o óleo em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea.
  2. Em seguida acrescente o açúcar e bata novamente por mais 5 minutos.
  3. Depois despeje a mistura em uma tigela grande (preferencialmente de batedeira), adicione a farinha de trigo e misture delicadamente até obter uma massa bem lisinha.
  4.  Então acrescente o fermento e misture delicadamente com o auxílio de uma colher ou espátula.
  5. Agora basta despejar em uma assadeira untada e enfarinhada e levar ao forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos para que asse.
  6. Passado este tempo retire do forno e deixe amornar.

Calda

  1. Coloque a manteiga, o chocolate em pó, o açúcar e o leite em uma panela e misture delicadamente até incorporar completamente.
  2. Em seguida leve a mistura ao fogo médio e deixe que cozinhe enquanto mistura até obter uma consistência cremosa.
  3. Por fim basta despejar sobre o bolo morno ou frio e servir como de costume.

Informações adicionais

Caso prefira uma opção mais cremosa e molhadinha, basta fazer uma calda caramelizada de açúcar e despejar no bolo ainda quente para umedecê-lo. para fazer essa calda basta colocar 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água em uma leiteira ou panela e deixar cozinhar até que comece engrossar.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples bolo de cenoura com calda de chocolate que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de bolos, lanches, guloseimas e outras iguarias  deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.