Bolo de cenoura fofinho

Avalie este post

O bolo de cenoura fofinho é um tipo de quitute perfeito principalmente para o lanche do café da tarde com família e/ou amigos, pois além de muito tradicional a iguaria também é muito apreciada pela maioria de nós, afinal de contas ele proporciona um sabor inigualável que é muito amado pelos brasileiros, sem falar que nunca sai de moda.

Inclusive acho que posso dizer que a maioria de nós, brasileiros, cresceu comendo bolo de cenoura e aprender a fazer a iguaria pode ser muito importante para passar essa herança culinária para os nossos filhos também. Já que as reuniões em família acompanhadas de um delicioso bolo de cenoura fofinho são bem mais agradáveis.

Portanto, se você também adora reunir as pessoas para um bate papo que claro será acompanhado por um lanchinho especial, que tal aprender a fazer um delicioso bolo de cenoura fofinho para aquele lanche especial com a sua vozinha ou amiga? Tenho certeza de que será um sucesso. Curtiu a ideia? Então confere a receita completa abaixo.

Ingredientes

Massa

  • 2 xícara (chá) de cenoura descascada e picada
  • 4 claras de ovo
  • 4 gemas de ovo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) cheia de margarina
  • 3 colheres  (sopa) cheias de chocolate em pó

Modo de preparo

Massa

  1. Coloque as claras em uma tigela, bata em neve e reserve.
  2. Em seguida coloque a cenoura, o óleo e as gemas em um liquidificador e bata por 5 minutos.
  3. Enquanto isso, coloque a farinha de trigo, o fermento e o açúcar em uma tigela e misture até incorporar completamente.
  4. Depois acrescente os ingredientes úmidos batidos no liquidificador e misture até formar uma massa bem lisinha e homogênea.
  5. Então acrescente as claras em neve e misture delicadamente até incorporá-la completamente a massa.
  6. Agora basta despejar a massa em uma assadeira untada e levar ao forno preaquecido em temperatura média para assar por aproximadamente 40 minutos, ou faça o teste do palito.

Cobertura

  1. Coloque o leite condensado, o creme de leite, a margarina e o chocolate em pó e uma panela e misture.
  2. Em seguida leve a panela ao fogo médio e deixe que cozinhe, enquanto mexe, até que ganhe a consistência desejada.

Informações adicionais

Caso queira aumentar o tamanho e proporção do seu bolo de cenoura basta ficar atento à quanto a quantidade de cenoura que você vai usar, a proporção sempre deve ser 250 g de cenoura para cada 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Se você quiser deixar seu bolo de cenoura fofinho bem molhadinho, basta investir em uma calda de açúcar ou suco de laranja para molhar o bolo antes de acrescentar a cobertura. Para evitar que seu bolo despedace é válido umedecê-lo já frio, desenformado e com o auxílio de um pincel culinário, assim ele fica bem molhadinho e não quebra.

Agora caso queira caprichar no aroma do seu bolo de cenoura fofinha basta adicionar raspas de laranja e/ou canela na massa ou se você preferir pode adicionar esses elementos também na calda de chocolate.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples bolo de cenoura fofinho que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de bolos, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.