Bolo de fubá com queijo e coco

3.9/5 - (9 votes)

O bolo de fubá com queijo e coco é um dos bolos mais tradicionais e característicos que temos na nossa culinária, pois a iguaria nos remete aquelas lembranças de casa de vó e vô, principalmente porque é uma iguaria muito tradicional e que normalmente sempre tem na casa dos nossos avós.

Eu por exemplo sempre que preparo esse bolo me lembro da minha infância, de quando íamos passar uns dias no interior na casa da minha vozinha ou até mesmo na casa de minha bisavó que apesar da idade sempre fazia questão de preparar um bolo de fubá com queijo e coco e um café pra gente.

Que lembrança gostosa, mas voltando ao delicioso e portador de grandes lembranças bolo de fubá com queijo e coco, se a nostalgia bateu aí também bora matar a saudade cozinhando, afinal de contas recordar comendo é muito mais gostoso. Então basta seguir a receita e sua infância vai bater na sua lembrança.

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga (com sal)
  • 1/2 l de leite integral
  • 2 xícaras de fubá
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pacote pequeno (100 g) de coco ralado seco
  • 1 pacote pequeno (100 g) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Antes de começar a fazer o seu maravilhoso bolo de fubá com queijo e coco, primeiro coloque o forno para preaquecer, por 15 minutos em 180° C, e unte uma forma, preferencialmente retangular, com margarina ou manteiga e farinha de trigo.

  1. Bata os ovos junto com o açúcar e a margarina.
  2. Em seguida vá acrescentando, aos poucos, o leite e o restante dos ingredientes, exceto o fermento.
  3. Depois de mexer bastante, até obter uma massa bem homogênea, acrescente o fermento e misture mais um pouco.
  4. Despeje a massa em forma ou assadeira e leve ao forno médio, preaquecido, até ficar corado, o que equivale a aproximadamente 40 minutos.
  5. Por fim basta retirar do forno, aguardar esfriar e servir como de costume.

Informações adicionais

Caso tenha uma batedeira, obter por misturar a massa na mesma, pois o bolo tende a ficar mais leve fofinho. É muito válido cortar o bolo no próprio tabuleiro antes de desenformar, pois é mais fácil, no entanto é opcional.

Agora que você já sabe como fazer bolo de fubá com queijo e coco, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de pratos e sobremesas incríveis que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.