Bolo de Fubá com Queijo Ralado

2/5 - (3 votes)

Que tal aprender a fazer um delicioso bolo para o seu café da manhã ou da tarde? Hoje eu irei ensinar a preparar um delicioso Bolo de Fubá com Queijo Ralado, uma receita maravilhosa que vai conquistar a sua família e seus convidados.

O Bolo de Fubá com Queijo Ralado é bem prático de ser feito, levando 55 minutos de tempo de preparo e rendendo 10 porções.

Para quem já está enjoado da versão tradicional do bolo de fubá, a opção de hoje é uma excelente ideia para o seu café da manhã ou da tarde.

Bom, definitivamente, o bolo de fubá é uma das receitas mais tradicionais da culinária brasileira, sendo um verdadeiro símbolo do interior do Brasil.

Macio e delicioso, ele é apreciado pelos mais diferentes tipos de paladar. A receita é bem simples em si, porém, já ganhou diversas variações, unindo diversas possibilidades, como as que iremos ver logo em seguida.

Caso você não saiba, o fubá é uma farinha de milho bem fina e que é excelente para a produção de bolos e demais pratos, sendo um ingrediente muito comum na época do Brasil colônia, já que não haviam plantações de trigo por aqui e a importação da mesma era muito cara.

Não existe propriamente um Estado brasileiro que possa afirmar com certeza de que é o criador do bolo de fubá, porém, é possível dizer que a receita era muito comum entre os tropeiros e mascates da época, e por isso, acabou se popularizando muito em território brasileiro.

Enfim, se você quer aprender a fazer essa deliciosa variação, siga com a sua leitura e confira como preparar esse ótimo bolo de fubá com queijo ralado.

Ingredientes Bolo de Fubá com Queijo Ralado

  • 3 ovos
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (sem fermento)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá de açúcar
  • 1 xícara (chá de fubá
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó (Pó Royal)
  • 50g de parmesão ralado

Modo de preparo Bolo de Fubá com Queijo Ralado

Para começarmos, adicione os ovos no liquidificador, juntamente do leite, açúcar, manteiga, farinha de trigo, fubá e o queijo parmesão.

Bata estes ingredientes por cerca de 2 minutos.

Por último, adicione o fermento e mexa de forma delicada com uma colher. A massa vai parecer que ficou bem líquida, porém, não se preocupe, pois é assim mesmo.

Agora, despeje a massa em uma forma untada, juntamente da manteiga e o fubá polvilhado. Logo em seguida, leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 a 50 minutos, ou até que fique com um aspecto dourado.

Vale ressaltar que o ponto certo é quando o bolo estiver douradinho e suas laterais começarem a se soltar.

Agora, pode retirar o bolo do forno, esperar até que esfrie e pronto, desenforme e aproveite essa maravilha!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bolo de Fubá com Queijo Ralado, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.