Bolo de fubá cremoso

5/5 - (1 vote)

O bolo de fubá cremoso é um daqueles bolos que costumamos chamar de quitutes, pois apesar da iguaria não ser mais muito tradicional e convencional na casa da maioria dos brasileiros, ele é um tipo de bolo que ainda é muito preparado por várias titias e vovós para encantar e agradar suas famílias ou visitas nos lanches do fim da tarde.

Inclusive a maioria dos jovens que eu conheço não tem o hábito de preparar o delicioso quitute, pois apesar de gostarem bastante não sabem fazer ou deixam para comer só na casa de suas tias ou avós. Mas como, infelizmente, a cada dia mais as pessoas se distanciam uma das outras, que tal aprender a fazer um delicioso bolo de fubá cremoso e reunir o pessoal aí na sua casa?

Tenho certeza de que todos vão adorar a iniciativa e você ainda vai aprender a fazer um magnifico bolo de fubá cremoso. Além do mais, essa reunião também irá aproximar mais sua família, que com toda certeza vai tecer muitos elogios pela iniciativa e claro pelo delicioso bolo que você fez. Gostou da ideia? Então confere aí uma receita sensacional para ajudá-lo nessa missão.

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros
  • 4 xícaras (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 100 g de queijo ralado (opcional)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Coloque os ovos, o leite, o açúcar, a farinha de trigo, o fubá a margarina e o queijo em um liquidificador e bata até obter uma massa bem cremosa, lisinha e homogênea.
  2. Em seguida acrescente o fermento e bata novamente por alguns segundos só para incorporá-lo completamente a massa.
  3. Depois basta despejar a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e levar ao forno preaquecido em temperatura de 180° C para assar por 40 minutos.
  4. Passado este tempo desligue o fogo e deixe que o bolo amorne dentro do forno, com a porta entre aberta.
  5. Quando estiver bem morninho retire do forno, aguarde esfriar completamente e sirva como de costume.

Informações adicionais

Caso deseje fazer o teste do palito após tempo de forno, lembre-se que essa é uma receita de bolo de fubá cremoso, por isso pode ser que o método não de certo.

Também é válido reforçar que caso você não possua um liquidificador potente, o ideal é bater os ingredientes úmidos e ir acrescentado os secos aos pouco bem devagar. Mas se mesmo assim você perceber que seu aparelho não tem força o suficiente para bater a massa, transfira a mesma para uma tigela e incorpore os ingredientes secos manualmente.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 15 porções

Agora que você já aprendeu como fazer um maravilhoso e simples bolo de fubá cremoso, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de bolos, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.