Bolo de fubá tradicional

4.8/5 - (5 votes)

O bolo de fubá tradicional é uma iguaria muito popular aqui no Brasil, pois além de muito gostoso o delicioso quitute também cai super bem acompanhando de um café quentinho. Isso sem falar na praticidade e simplicidade de preparo, fator que ajuda a tornar o bolo de fubá tradicional uma opção bem comum de ser encontrada na casa de muitos de nós.

Eu me lembro até hoje de quando eu era menina e íamos para a casa da minha avó e eu já ficava atrás dela o tempo todo pedindo para me ensinar a fazer aquele bolo de fubá tradicional que agradava e reunia todos ao redor da mesa do café da tarde. Não tinha nada melhor que aquele bolo de fubá no cafés da tarde, então só de lembrar dessa delícia fico nostálgica e com água na boca.

Portanto se você busca uma opção de quitute para tornar os seus lanches de fim de tarde bem simples, prático e que ao mesmo tempo ainda seja bem clássico para agradar a todos, acredito que o bolo de fubá tradicional vai cair muito bem, afinal de contas trata-se de um quitute que faz muito sucesso por onde passa. Gostou da ideia? Então chega de conversa e vamos aprender a preparar essa deliciosa iguaria agora mesmo.

Ingredientes

  • 3 ovos inteiros
  • 1/2 copo (americano) de óleo
  • 1 copo (americano) de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Antes de começar a preparar a massa do seu delicioso bolo de fubá tradicional, primeiro coloque o forno para pré aquecer por 15 minutos em 180°C e unte a forma, preferencialmente redonda com furo central (pudim), com margarina e farinha de trigo.

  1. Coloque os ovos, o óleo e o leite em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea.
  2. Em seguida vá acrescentando aos poucos o açúcar, a farinha de trigo e o fubá e continue batendo até formar uma massa bem lisinha e homogênea.
  3. Por fim acrescente o fermento em pó e pulse o liquidificador para que o mesmo se incorpore completamente a massa.
  4. Depois basta despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno médio para que asse por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito.
  5. Após assado retire o bolo do forno, aguarde amornar, desenforme e sirva frio.

Informações adicionais

Para o preparo da massa do bolo de fubá totalmente no liquidificador, como indicado na receita, será necessário um liquidificador potente. Deste modo, se o seu aparelho não for potente, opte por bater no liquidificador somente os ingredientes úmidos e misturar os ingredientes secos manualmente, com  auxílio de um batedor, espátula ou colher, em uma tigela grande.

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso bolo de fubá tradicional que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de bolos, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.