Bolo de laranja simples

5/5 - (1 vote)

O bolo de laranja simples é uma iguaria deliciosa que é bem comum e tradicional na vida e cotidiano da maioria dos brasileiros, pois além de ser um clássico dos lanchinhos do café da manhã e tarde, o delicioso quitute também caí super bem quando servido a qualquer momento se acompanhado de um delicioso café, chocolate quente ou até mesmo chazinho quente ou gelado.

É até difícil de pensar em alguém que nunca experimentou uma fatia de bolo de laranja simples, pois como já afirmei, trata-se de um tipo de quitute bem comum na vida de todos nós. Principalmente porque além de simples o bolo de laranja simples ainda possibilita um lanchinho mais saboroso e com uma carinha de mais completo.

Portanto, se você adora aqueles cafés da manhã de hotéis, pousadas e afins e está querendo reproduzir algumas das iguarias clássicas e tradicionais para o seu dia a dia, tenho certeza de que o bolo de laranja simples está entre a lista de quitutes que você precisa aprender a fazer. Afinal de contas, a iguaria é parte indispensável dessa lista. Então que tal começar por ele? Só conferir a receita e prontinho.

Ingredientes

  • 4 claras
  • 4 gemas
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja ou refrigerante de laranja
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

  1. Coloque as claras em uma tigela grande e bata em neve.
  2. Em seguida acrescente as gemas e o açúcar e bata até incorporar completamente.
  3. Depois, coloque a farinha de trigo e o suco ou refrigerante de laranja e misture até se tornar uma massa bem lisinha e homogênea.
  4. Agora basta acrescentar o fermento em pó e mistura delicadamente até incorporar na massa.
  5. Por fim basta despejar a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e levar ao forno preaquecido em temperatura de 180° C para assar por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito.
  6. Passado este tempo, retire o bolo do forno, aguarde amornar, desenforme e sirva como de costume.

Informações adicionais

Caso deseje um bolo mais molhadinho, basta preparar uma calda de açúcar com raspas de casca de laranja e despejar ½ xícara de chá da calda sobre todo o seu bolo de laranja simples ainda na quente e na forma, e então aguardar esfriar para desenformar servir. Também é valido cobrir o bolo com um pouquinho de calda antes de servir.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples bolo de laranja simples, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.