Bolo de mandioca

3/5 - (1 vote)

O tradicional bolo de mandioca é uma opção formidável de lanche para o café da manhã ou da tarde, principalmente se servido acompanhado de uma deliciosa xícara de café novinho e que acabou de ser passado. Mas vale destacar que é uma opção que pode ser servida em qualquer ocasião ou circunstância.

O bolo de mandioca, macaxeira ou aipim, nomes que também são comumente dados a mandioca, é muito comum em festas juninas, pois ele reflete a simplicidade de uma vida na roça e/ou campo. Pelo menos de acordo com a cresça da maioria dos brasileiros.

Portanto, seja para fazer um lanchinho diferente ou para aquela festa típica que vai acontecer na escola do seu filho ou casa de um amigo, o importante é que o bolo de mandioca é um clássico é não pode faltar. E para isso não acontecer, que tal aprender uma receitinha muito boa e tradicional de bolo de mandioca? Com essa receita seu lanche ou festa típica vai ficar completa.

Ingredientes

  • 3 xícaras de mandioca ralada
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 4 ovos peneirados e batidos
  • 1 pacote 50 g de coco ralado
  • 1 pacote 50 g de queijo ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Antes de começar a preparar o bolo de mandioca, primeiro coloque o forno para preaquecer, por 15 minutos em 180° C, e unte a forma com margarina ou manteiga e farinha de trigo.

  1. Em uma batedeira ou liquidificador bata a manteiga com o açúcar e os ovos até obter uma mistura homogênea.
  2. Em seguida misture a mandioca ralada, a farinha e o fermento para formar uma massa cremosa.
  3. Por último, coloque o coco e o queijo ralado e bata mais um pouco, apenas para misturar.
  4. Despeje a massa na forma untada e leve para assar em forno preaquecido por 40 minutos.

Informações adicionais

Uma dica bacana para escolher mandiocas frescas no mercado, é prestar atenção na aparência da sua casca, pois ela deve estar completamente uniforme e sem manchas. Além disso, também é valido dar uma leve quebrada para ver como está o miolo.

Entretanto, é importante também ficar de olho na época do ano, pois existe uma época do ano, de maio a agosto, quando é possível encontrar mais opções de mandioca fresca e com qualidade elevada, devido ao período ideal de cultivo

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento: 15 porções

Agora que você aprendeu como fazer bolo de mandioca, que tal aprender também outras receitas deliciosas de bolos que temos aqui no blog Minhas Receitas? Temos muitas opções que podem ajudá-lo a variar seu cardápio para preparar um lanche mais especial.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.