Bolo de pão

Avalie este post

O bolo de pão é uma variação da receita de bolo simples que além de ser tão delicioso quanto a versão original, também é muito econômico, visto que reutiliza pães dormidos, que poderiam ser desperdiçados, e alguns ingredientes comuns na casa da maioria dos brasileiros, para fazer a sua massa.

Essa receita de bolo de pão me traz muitas recordações, pois quando criança sempre tinha bolo de pão na casa de vovó. Foi ela, minha avó materna, quem me ensinou a fazer esse delicioso bolo, que sempre comíamos nos lanches de café da manhã ou da tarde, acompanhado de um café quentinho.

Que lembrança boa! Vovó sempre adorou cozinhar. Sem mais enrolação e em homenagem a essa querida e terna lembrança da minha infância, bora aprender a preparar esse bolo perfeito para o seu lanche em família? O bolo de pão é muito simples e fácil de fazer, portanto, hora de colocar a mão na massa.

Ingredientes

  • 4 pães dormidos
  • 3 ovos peneirados
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 2 colheres (de sopa) de margarina ou manteiga
  • 1 colher de (de sopa) de fermento em pó
  • 200 ml de leite

Modo de Preparo

Antes de começar a preparar a massa, primeiro coloque o forno para pré aquecer por 15 minutos em 180°C e unte a forma com margarina e farinha de trigo.

  1. Coloque os pães dormidos cortados em pedaços pequenos, em uma tigela.
  2. Em seguida adicione ao pão cortado o leite e reserve.
  3. Agora coloque em um liquidificador os ovos, o açúcar, a margarina e bata até obter uma mistura homogênea.
  4. Coloque os pães com o leite no liquidificador com a mistura e bata mais um pouco, por aproximadamente 15 segundos.
  5. Agora acrescente o fermento a massa e bata devagar e rapidamente, apenas para misturá-lo a massa.
  6. Despeja a massa na forma untada e leve ao forno, preaquecido, por 50 minutos, ou faça o teste do palito para ver se a massa assou.
  7. Após assada deixe esfriar, desenforme e sirva em seguida.

Informações adicionais

Para o preparar da massa do bolo de pão totalmente no liquidificador, como indicado na receita, será necessário um liquidificador potente. Então, se este não for o caso do seu aparelho, coloque os ingredientes um a um no liquidificador, lentamente, para não forçar muito o aparelho.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento: 8 porções

Agora que você já aprendeu como fazer bolo de pão, que tal conferir também outras receitas de pratos muito saborosos que temos aqui no blog Minhas Receitas? São muitas as opções de receitas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.