Bolo Reveillon

4.5/5 - (2 votes)

O final do ano está chegando, e com isso, já devemos começar a pensar nas receitas que faremos para a festa da virada. E se você está em busca disso, hoje eu trouxe uma dica incrível. Irei ensinar a fazer um delicioso Bolo Reveillon, uma maravilha que vai fazer o seu ano novo começar com mais sabor.

A receita do Bolo Reveillon é bem prática, levando apenas 45 minutos de tempo de preparo e rendendo até 14 deliciosas porções.

Pois bem, esse bolo é uma verdadeira maravilha, tendo aspecto fofinho e macio e que dá a liberdade para que você possa decorar como achar melhor.

A palavra réveillon é um substantivo masculino com origem no idioma francês, geralmente utilizado para descrever a festa de passagem de ano.

Sua origem advém do verbo francês réveiller, que significa algo como “acordar” ou “reanimar” em sentido figurado. Assim, o significado é o despertar do novo ano.

Os primeiros registros de comemorações de ano novo que temos registro datam de 4000 anos atrás. Eles aconteciam na Mesopotâmia e eram uma forma de celebrar o fim do inverno e o começo da primavera, que aconteciam entre os dias 22 e 23 de março em nosso calendário atual.

Basicamente, a celebração simbolizava o início de uma nova safra de plantação e era também o período onde as pessoas pediam alimentos e fartura para todo o ano.

Para Egípcios, Fenícios, Persas e Assírios, o ano novo era celebrado em setembro, já para os gregos, a comemoração acontecia em dezembro, como é nossa realidade hoje.

Bora para a receita do Bolo Reveillon.

Ingredientes Bolo Reveillon

  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (chá) de essência de Baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 2 cx de Chantilly
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 3 Xícaras (chá) de farinha de trigo
  • Creme para rechear de sua preferência
  • 250 ml de leite

Modo de preparo Bolo Reveillon

Para começar, coloque o chantilly no congelador, mas não deixe que congele. Peneire a farinha de trigo em uma tigela e reserve. Na sequência, unte uma forma média e pré-aqueça o forno a 200 °C.

Na batedeira, bata os ovos até que fiquem bem clarinhos e adicione o óleo sem parar de bater. Na sequência, coloque também o açúcar e continue batendo.

Adicione o leite e a baunilha. Bata e coloque um pouco da farinha de trigo.

Assim que a massa do bolo estiver bem homogênea, adicione o fermento e misture com rapidez.

Despeje a massa do bolo na forma e asse em forno médio, por cerca de 40 minutos ou até que o palito saia seco.

Para fazer a montagem e decoração, escolha o recheio de sua preferência para rechear dentro. Após isso, bata bem o chantilly até que fique bem consistente e recheie o bolo por fora.

Enfeite como preferir, podendo utilizar cerejas ou morangos.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bolo Reveillon, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.