Bolo sem glúten da Ana Maria Braga

Avalie este post

Hoje eu estava acompanhando o programa da Encontro com Fátima Bernardes quando me deparei com uma receita de bolo sem glúten da Ana Maria Braga, que foi apresentado pela queridíssima Ana Maria, no quadro culinário do programa, que me fez até salivar. Então não teve jeito, eu logo corri para a cozinha para fazer essa iguaria maravilhosa e sem precedentes para o lanche de fim de tarde do pessoal aqui de casa, e olha fica realmente muito gostoso, inclusive aqui em casa todos amaram essa maravilha.

O bolo sem glúten da Ana Maria Braga ou bolo búlgaro, como também é apresentado,  é uma deliciosa e belíssima iguaria que leva apenas 5 ingredientes e não tem farinha de trigo, fator que também faz com que a iguaria seja bem macia e molhadinha, ideal para qualquer ocasião, seja mais casual ou festiva. Isso sem falar que além de ser muito gostos, já que sempre deixa aquele gostinho de quero mais, esse bolo sem glúten da Ana Maria Braga ainda é charmoso e chama bastante a atenção.

Portanto, se assim como eu, você também assistiu ao programa desta terça e ficou com água na boca, que tal conferir a receita completa desse bolo sem glúten da Ana Maria Braga, com todos os passos para você testar fazer a iguaria sempre que bater aquela vontade de um maravilhoso bolo e super simples bolo, que além de muito saboroso e bonito, ainda nos apresenta um incrível sabor bem diferente de tudo que eu já experimentei. Curtiu a ideia? Então confere a receita completa abaixo.

Ingredientes

  • 1 tablete de 200g de manteiga sem sal picada
  • 150 gramas de chocolate em pó peneirado
  • 1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
  • 3 claras de ovos
  • 5 gemas de ovos peneiradas
  • Chantilly e chocolate em pó peneirado a gosto para decorar

Modo de preparo

  1. Coloque  a manteiga , o chocolate, o açúcar, as claras e as gemas em uma panela e misture.
  2. Em seguida leve a panela com a mistura ao fogo baixo, mexendo sempre, até a manteiga derreter e a mistura agregar, cerca de uns 5 minutos.
  3. Depois despeje a mistura em assadeira de aro ou fundo removível, com aproximadamente 22 cm de diâmetro, untada com manteiga e forrada com papel manteiga também untado.
  4. Então leve ao forno médio preaquecido, em temperatura de 180º C, por cerca de 20 minutos ou até ficar bem firme, faça o teste do palito.
  5.  Agora basta retirar do forno, aguardar amornar, desenformar com cuidado, pois a massa é frágil, e deixe esfriar.
  6. Por fim é só cobrir o bolo com chantilly e chocolate em pó polvilhado e então servir como de costume.

Informações adicionais

Esse bolo sem glúten da Ana Maria Braga pode ser servido com chantilly e chocolate em pó polvilhado, como descrito na receita, ou se preferir corte-o bem morninho, quase quente, e sirva com sorvete. Em ambos os casos a mistura combina perfeitamente.

  • Tempo médio de preparo: 90 minutos
  • Rendimento médio: De 8 a 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilha receita que é o bolo sem glúten da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas que além de incríveis e bem simples de preparar, ainda podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de bolo sem glúten da Ana Maria Braga foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário reprisado que mostra nossa querida apresentadora Ana Maria Braga apresentando receitas incrementalmente deliciosas.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/bolo-bulgaro-sem-gluten

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.