Burma

5/5 - (1 vote)

No Brasil podemos experimentar vários doces diferentes. Alguns adotamos de fora, já outros foram criados aqui mesmo em nosso país, mas você já ouviu falar do doce árabe burma?

O doce burma é um doce muito interessante e super tradicional do Oriente Médio. Esse doce tem uma aparência semelhante ao canudinho recheado que conhecemos por aqui, mas seu sabor é diferente de tudo o que você já experimentou.

Se formos um pouco mais a fundo no que diz respeito a questões históricas relacionadas ao doce, vamos observar que o nome “burma”, na verdade era o antigo nome do país que hoje se chama Myanmar e, foi justamente lá que esse doce surgiu. 

O nome do país mudou, mas o doce ainda carrega muita tradição e história do antigo país que levava o seu nome.

Depois de algum tempo que esse doce foi criado, houveram algumas adaptações de acordo com a região em que ele era preparado, mas o seu sabor é inigualável em todas as suas versões.

No Brasil, o burma não é tão comum, mas pode ser encontrado em casas de famílias árabes e em restaurantes árabes. Se você é um apreciador da cultura árabe e gosta de experimentar pratos de origem árabe, você com certeza vai amar o burma.

Esse doce é delicioso, surpreendente e muito fácil de ser feito. Se você quer ver a receita completa do burma, continue com a gente e acompanhe a receita agora mesmo!

Ingredientes

  • 1 kg de massa pronta para burma (vendida em empórios árabes) 

Recheio: 

  • 1/2 kg de amêndoas sem pele moídas 
  • 1/4 de kg de nozes picadas 
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar 
  • 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira 

Calda: 

  • 4 xícaras (chá) de açúcar 
  • sumo de 1/4 de limão 
  • 1 colher (sobremesa) de água de flor de laranjeira 

Modo de preparo

Faça o recheio misturando bem as amêndoas, as nozes, o açúcar e a água de flor de laranjeira. Depois, estenda a massa sobre o mármore, espalhe o recheio no sentido do comprimento e enrole-a no sentido diagonal, da direita para a esquerda. Faça vários enrolados dessa forma. A seguir, unte uma assadeira redonda com manteiga e disponha os enrolados a partir do centro, um ao lado do outro. Cubra os enrolados com manteiga derretida e leve-os ao forno brando, por 1/2 hora, até dourar. Enquanto isso, prepare a calda engrossando o açúcar em 1/2 litro de água, em fogo brando, juntando o limão quando estiver em ponto de fio. Assim que a calda esfriar, adicione a água de flor de laranjeira. Finalmente, quando os enrolados estiverem assados, regue-os com a calda fria e corte-os em pedaços de mais ou menos 6 cm de comprimento. 

Informações adicionais

O recheio do burma tradicional é feito com os ingredientes que mostramos anteriormente, mas você pode usar a sua criatividade e substituir, ou acrescentar ingredientes do seu agrado.

Você pode, por exemplo, trocar as amêndoas por amendoim, ou outro ingrediente da sua preferência. Experimente preparar este maravilhoso doce burma, você e sua família vão amar.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso BURMA, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.