Caldo de inhame

Avalie este post

Hoje, vou ensinar a fazer uma receita que é super saudável e ótima para esquentar nos dias mais frios. Aprenda como preparar um delicioso Caldo de inhame, uma opção deliciosa para a sua família.

A verdade é que o inhame, mesmo que super benéfico, não é um alimento tão conhecido e consumido pelas pessoas.

Em diversos países do mundo, ele é bem popular, e aqui no Brasil, o seu consumo é maior nas regiões sudeste e nordeste, onde é servido tanto em pratos doces, como também em salgados.

O inhame pode ser encontrado em diversas variedades, como o branco, marrom, roxo e amarelo. E além de super versátil, o tubérculo também traz diversos benefícios para a nossa saúde.

Benéfico para o coração, o inhame conta com substâncias que ajudam a controlar o colesterol. Rico em fibras, ele é um excelente alimento para prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, também conta com vitaminas do complexo B que ajudam no controle dos níveis de homocisteína, aminoácido que colabora para o aumento do colesterol ruim.

E para quem deseja emagrecer, ele também é um grande aliado. O inhame aumenta a sensação de saciedade no organismo, ideal para diminuir a quantidade e o número de vezes que se consome alimentos.

Rico em carboidratos, também vão te ajudar a ter mais energia nos treinos e em sua rotina em geral.

São só vantagens para você que deseja ter uma dieta mais saudável! Dessa forma, não perca essa oportunidade e venha aprender a preparar um delicioso Caldo de inhame.

Siga com a sua leitura, separe os ingredientes e atente-se ao passo a passo. Confira agora como preparar essa maravilha.

Ingredientes Caldo de inhame

  • 8 inhames pequenos
  • 1 cenoura média
  • 1 colher (chá) de alho picado
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher rasa (café) de colorau
  • 1 laranja doce
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 3 cebolas médias
  • 12 azeitonas verdes sem caroço
  • 400 g de carne moída (patinho ou acém)
  • 100 g de bacon
  • 1/2 litro de água fervendo
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo Caldo de inhame

Para darmos início à preparação, coloque o inhame para cozinhar no vapor, deixando até ficar mole e macio, a ponto de amassar com um garfo.

Agora, tempere a carne moída com sal, uma pequena quantidade de cebola picada, juntamente da pimenta do reino. Nesse caso, se preferir um tempero pronto, sugiro que a pimenta não esteja presente no mesmo, para que ela possa ser colocada a parte e em uma quantidade menor.

Corte a cenoura em pequenos cubos, deixando de molho em uma vasilha com suco de laranja. Coloque a água para ferver.

Pique as cebolas (2 e meia) e a outra metade corte em rodelas grossas.

Corte também o bacon em pequenos pedaços e coloque em uma panela antiaderente para fritar bem. Acrescente a carne e deixe refogar, colocando também um pouco de colorau para que não fique com uma aparência pálida.

Dessa forma, assim que a carne estiver pronta, com um caldo escuro, reserve em outra vasilha. Na mesma panela que fez a carne, adicione o óleo e coloque o alho para fritar.

Depois que o alho estiver bem moreninho, adicione um pouco de água fervente e dissolva o caldo de carne.

Coloque mais da cebola picada. Coloque o inhame amassado dentro deste caldo, desmanchando o mesmo até que fique com uma aparência homogênea.

Verifique a quantidade de sal e deixe engrossar um pouco, verificando a quantidade de água para não ficar ralo demais. Coloque a cenoura e a carne, desligando o fogo após cerca de 3 minutos.

Adicione o tempero verde e o que sobrou da cebola – picada e em rodelas – e depois as azeitonas.

Arume com uma colher e sirva como quiser!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Caldo de inhame, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.