Caldo de sururu

5/5 - (1 vote)

Você gosta de caldo? Então vai adorar experimentar o ótimo Caldo de sururu, uma verdadeira maravilha típica do nordeste brasileiro.

A receita é bem simples de ser feita e leva apenas 15 minutos de preparo, rendendo até 20 porções, o que é ideal para toda a sua família experimentar!

Bom, caso você não conheça, o caldo de sururu é muito comum no litoral do nordeste brasileiro, sendo um tipo de molusco bem saboroso e rico em nutrientes, proteínas, minerais e gorduras boas.

O consumo do sururu é mais popular em estados como a Bahia, Alagoas, Maranhão e Pernambuco, porém, também constitui alguns pratos típicos do Sudeste, como é o caso da moqueca preparada na pedra, uma receita típica capixaba.

Entretanto, o caldo de sururu por sua vez, é originalmente nordestino, sendo preparado especialmente com leite de coco, azeite de dendê e demais tipos de temperos.

Além de saboroso, esse molusco também é rico em vitaminas A e do complexo B e E, ajudando no fortalecimento da imunidade, fazendo bem para a saúde da pele, do coração e também do cérebro.

Vale o destaque também que o sururu também fornece cálcio, ferro, magnésio, potássio, iodo e sódio, que também são essenciais para o nosso organismo, principalmente para evitar o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Por fim, saiba que o sururu também é rico em gorduras insaturadas, que são as gorduras benéficas, como é o caso do ômega 3.

Esses ácidos graxos são essenciais para a saúde do nosso cérebro, por exemplo, ajudando na memória e na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Enfim, é o tipo de alimento que garante sabor e muita saúde para quem consome!

Para aprender a fazer essa delícia, siga com a sua leitura!

Ingredientes Caldo de sururu

  • 1 kg de sururu de preferência grandes
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 maço de coentro bem picado
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 cebola cortada em pedaços pequenos
  • 1 tomate cortado em pedaços pequenos
  • 1/2 pimentão cortado em pedaços pequenos
  • 1 colher de azeite de dendê
  • Sal a gosto
  • 5 batatas

Modo de preparo Caldo de sururu

Para começar, cozinhe em uma panela de pressão as batatas com um pouco de sal. Coloque-as cozidas no liquidificador logo depois e bata com um pouco de água.

Agora, pegue uma panela grande e coloque o tomate picado junto de uma cebola picada, o coentro, ½ pimentão picado e também o sururu. Deixe ferver em fogo baixo e mexa bem para não grudar no fundo da panela.

Com 3 minutos adicione o leite de coco e mexa por um pouco mais de 1 minuto, adicionando o purê da batata que foi batido no liquidificador anteriormente.

Agora, coloque 1 colher de azeite de dendê, mexa um pouco e adicione o azeite de oliva. Coloque também o sal a gosto com cuidado, para não ficar muito salgado.

Sirva em copos de vidro ou de plástico resistente, deixando à disposição de quem for provar, limão e pimenta.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Caldo de sururu, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.