Caldo Pantaneiro

Avalie este post

Hoje você vai aprender a fazer uma receita diferente, porém, que é imensamente saborosa e vai agradar a todos em sua casa. Estou falando do Caldo Pantaneiro, uma receita do centro-oeste brasileiro que é uma verdadeira delícia.

Ah, mesmo que você ainda não conheça, não precisa se assustar. A receita é fácil de ser feita e leva pouco tempo, cerca de 45 minutos, rendendo até 10 porções.

Como o nome já diz, a origem do caldo é o pantanal do Brasil, mais precisamente o Mato Grosso do Sul, e é uma receita rica em fibras e minerais, unindo o sabor e a saúde em um único prato.

Ideal para os dias de inverno, o caldo pantaneiro é uma opção saborosíssima. Se você nunca provou, não sabe o que está perdendo.

O seu preparo é bem simples e não exige grande conhecimento de dotes culinários, além disso, os seus ingredientes são fáceis de comprar e deliciosos de se saborear.

Tente fazer a receita hoje mesmo e não perca essa chance de saborear uma receita não tão comum, mas que é incrível.

O caldo pantaneiro foi criado a muito tempo pela população do Mato Grosso do Sul, e desde então, vem sendo usado como forma de combater o frio que atinge a região em algumas épocas do ano.

Além disso, o caldo é utilizado para combater doenças sérias, principalmente por conter mandioca em sua composição. O ingrediente possui uma série de benefícios, sendo rica em fibras que auxiliam a nossa digestão, além de também contribuir para diminuir os problemas de coração.

Dessa forma, ao aprender a como fazer esse caldo pantaneiro, você também estará se prevenindo contra o surgimento de doenças.

Se a receita te deixou com água na boca, não hesite em fazer. Siga com a sua leitura e confira como!

Ingredientes Para Caldo Pantaneiro

  • 1 kg de mandioca em pedaços
  • 500 g de carne seca, cortada em cubinhos e dessalgada
  • 2 cebolas grandes em brunoise
  • 4 dentes de alho amassados
  • 300 g de bacon em cubinhos
  • Cheiro verde picado
  • 1 tablete de caldo de carne dissolvido em água fervente
  • Sal e pimenta a gosto

Como Fazer Caldo Pantaneiro

Preparo

Retire os fios internos da mandioca e cozinhe à inglesa até desmancha – lá. Bata no liquidificador com um pouco de água e reserve.

Fritando os ingredientes

Frite o bacon até que fique bem torradinho, escorra e reserve. Na gordura do bacon, frite a cebola, o alho, acrescente a carne seca e o caldo de carne dissolvido.

Juntando os ingredientes

Junte a mandioca batida. Prove o sal, acrescente a pimenta a gosto e deixe ferver.

Montagem

Forre as cumbucas com mussarela fatiada e despeje o caldo bem quente. Sobre ele coloque a cebolinha picada e o bacon reservado.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso GELEIA DE MARMELO, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, sopas e caldos e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.