Canjica doce

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Apesar da canjica doce ser um prato muito preparado para festas juninas ou julinas, tipicamente realizadas em junho e julho, muitas vezes por algum motivo especial as pessoas me perguntam como fazer uma deliciosa canjica doce em meio a outras épocas do ano, como em março, por exemplo.

A primeira vez que aconteceu eu estranhei um pouco, mas a pessoa em questão justificou como desejo de gestante, então quando me pedem essa receitinha fora de época não me espanto mais. Afinal de contas, não é porque é um prato típico de uma época específica que ele pode ser consumido somente na mesma.

Portanto, seja porque você está com vontade de comer uma deliciosa e bem cremosa canjica doce ou simplesmente porque vai acontecer uma festinha temática aí na sua casa, o importante é que com essa receita de canjica doce, não tem erro. Sua canjica será o maior sucesso!

Ingredientes

  • 500 g de canjica branca
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • 1 litro de leite
  • canela em pó a gosto

Modo de Preparo

Antes de iniciar o preparo da canjica doce é importante primeiro lavar o grão de canjica em água corrente e deixá-lo de molho por cerca de 4 horas com o açúcar antes de iniciar seu cozimento.

  1. Coloque o grão de canjica para cozinhar em uma panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja bem macio.
  2. Depois acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  3. Agora basta deixar ferver por 10 minutos, em fogo médio e mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
  4. Por fim desligue o fogo, mas somente quando a canjica doce ganhar uma consistência bem cremosa.
  5. A canela em pó deve ser polvilhada após servir.

Informações adicionais

Caso você goste, também é possível incrementar a canjica doce com amendoim torrado e doce de leite, ingredientes que inclusive vão deixar a iguaria mais coradinho, ou seja, com uma cor mais caramelizada.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer canjica doce, que tal conferir também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de receitas incríveis para deixar seu evento muito mais saboroso.

Leave a Reply