Canjica doce

Avalie este post

Apesar da canjica doce ser um prato muito preparado para festas juninas ou julinas, tipicamente realizadas em junho e julho, muitas vezes por algum motivo especial as pessoas me perguntam como fazer uma deliciosa canjica doce em meio a outras épocas do ano, como em março, por exemplo.

A primeira vez que aconteceu eu estranhei um pouco, mas a pessoa em questão justificou como desejo de gestante, então quando me pedem essa receitinha fora de época não me espanto mais. Afinal de contas, não é porque é um prato típico de uma época específica que ele pode ser consumido somente na mesma.

Portanto, seja porque você está com vontade de comer uma deliciosa e bem cremosa canjica doce ou simplesmente porque vai acontecer uma festinha temática aí na sua casa, o importante é que com essa receita de canjica doce, não tem erro. Sua canjica será o maior sucesso!

Ingredientes

  • 500 g de canjica branca
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • 1 litro de leite
  • canela em pó a gosto

Modo de Preparo

Antes de iniciar o preparo da canjica doce é importante primeiro lavar o grão de canjica em água corrente e deixá-lo de molho por cerca de 4 horas com o açúcar antes de iniciar seu cozimento.

  1. Coloque o grão de canjica para cozinhar em uma panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja bem macio.
  2. Depois acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  3. Agora basta deixar ferver por 10 minutos, em fogo médio e mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
  4. Por fim desligue o fogo, mas somente quando a canjica doce ganhar uma consistência bem cremosa.
  5. A canela em pó deve ser polvilhada após servir.

Informações adicionais

Caso você goste, também é possível incrementar a canjica doce com amendoim torrado e doce de leite, ingredientes que inclusive vão deixar a iguaria mais coradinho, ou seja, com uma cor mais caramelizada.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer canjica doce, que tal conferir também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de receitas incríveis para deixar seu evento muito mais saboroso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.