Canjica nordestina

Avalie este post

Para você que gosta de uma boa comida regional brasileira, hoje eu trouxe uma receita que você vai amar. Aprenda a fazer uma deliciosa Canjica nordestina, um prato incrível e que combina muito bem com as comemorações de São João.

A receita da Canjica nordestina é relativamente simples de ser feita, levando apenas 60 minutos de preparo e rendendo até 30 porções, o que é o ideal para toda a sua família experimentar e saborear essa maravilha.

Bom, nas tradicionais festas juninas do Brasil, temos muitas comidas diferentes. Pé de moleque, pamonha, quentão e canjica, estão entre as mais populares no gosto das pessoas.

Mesmo sendo muito popular em diversos cantos do país, esse é um prato típico que não tem origem brasileira, e sim uma herança cultural advinda da África.

Em tempos de Brasil Colônia, a especiaria era muito consumida pelos escravos, já que era uma receita simples e barata de ser feita.

O milho é um ingrediente muito versátil, sendo utilizado na produção de uma série de receitas diferentes na tradição culinária brasileira, e sem dúvidas, a canjica está entre os pratos mais populares e apreciados por nossa população.

E para além de saborosa, o consumo de canjica também é muito benéfico para a nossa saúde.

A canjica é um alimento rico em ácido fólico, possuindo uma grande quantidade em sua composição. O ácido fólico é um elemento responsável pela formação de células no corpo humano, contribuindo para o equilíbrio do nosso organismo.

Além disso, também é uma fonte excelente de carboidratos, o que ajuda a fornecer energia ao organismo.

Vale destacar também que o consumo de canjica é muito benéfico por sua ampla quantidade de fibras, que ajudam no combate à prisão de ventre, melhora o trânsito intestinal e acelera o processo de digestão.

Confira agora a receita da Canjica nordestina!

Ingredientes Canjica nordestina

  • 10 espigas de milho
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 litro de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícara rasas de açúcar

Modo de preparo Canjica nordestina

A primeira coisa a ser feita é lavar bem as espigas de milho, retirando os grãos do sabugo com o auxílio de uma faca bem amolada.

Agora, liquidifique os grãos com a metade do leite de coco. Passe em uma peneira para deixar apenas o caldo.

Leve o que você preparar ao fogo com um pouquinho de sal. Mexa bem até começar a engrossar e adicione o restante do leite de coco até perceber que a mistura está ficando grossa.

Quando você levantar a colher, a massa irá cair bem devagar. Coloque o açúcar e permaneça mexendo, lembrando que é necessário ter força para mexer.

Para finalizar, coloque a manteiga e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, lembrando se achar que é necessário mais açúcar ou sal, acrescente.

Com a ajuda de uma conhca, retire do fogo e coloque nas travessas ou taças.

Sirva com uma pitada de canela.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Canjica nordestina, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.