Canjica simples

Avalie este post

Apesar da canjica simples ser um prato que é visto muitas vezes sendo preparado em datas festivas em épocas de frio como por exemplo as festas juninas, tipicamente realizadas em junho e julho, muitas vezes por algum motivo especial as pessoas me perguntam como fazer uma deliciosa canjica doce em meio a outras épocas do ano, como em março, por exemplo.

Quando mais nova visitei uma tia avó e todos quase todos os dias ela fazia essa receita mesmo em épocas mais quentes, no começo achei estranho mas com tempo me acostumei, então quando me pedem essa canjica simples fora de época não me espanto mais. Afinal de contas, não é porque é um prato típico de uma época específica que ele pode ser consumido somente na mesma.

Portanto, seja porque está na época de festa juninas ou simplesmente porque bateu uma vontade do nada, bora aprender a fazer uma canjica simples maravilhosa que dará água na boca e fará todos elogiarem muito. Pronto(a)? Então, bora colocar as mãos na massa e fazer canjica.

Ingredientes

  • 500 g de canjica branca
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • 1 litro de leite
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo

  1. Lavar a canjica em água corrente.
  2. Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar.
  3. Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia.
  4. Coloque em outra panela se necessário maior, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  5. Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
  6. Desligue o fogo quando estiver bem cremosa.
  7. Polvilhe a canela em pó.

Informações adicionais sobre a canjica simples

A canjica simples também é muito conhecida no Brasil como milho branco. Com ela nós podemos fazer as mais variadas receitas.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa canjica simples, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.