Canjica

Avalie este post

A canjica é uma iguaria muito gostosa e tradicional de épocas de festas juninas e julinas, entretanto não é necessário esperar estas épocas do ano para degustar a iguaria, afinal de contas é só fazer um friozinho ou aquele tempo mais chuvoso que a iguaria caí como uma luva, ou se preferir se torna muito bem-vinda.

Na casa da minha vozinha mesmo, não tem muito isso de data comemorativa ou época do ano para comermos algo, se der vontade é só preparar e pronto. Por isso aprende logo sedo que passar vontade é bobagem, basta comprar tudo e fazer sempre que quiser.

Portanto, seja porque está na época de festa juninas ou simplesmente porque bateu uma vontade do nada, bora aprender a fazer uma canjica maravilhosa que dará água na boca e fará todos elogiarem muito. Pronto(a)? Então, bora colocar as mãos na massa e fazer canjica.

Ingredientes

  • 500 g de canjica branca lavadas
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 litros de água filtrada
  • 1 litro de leite
  • 1 garrafinha de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • canela em pó a gosto

Modo de Preparo

  1. Após lavar a canjica deixe-a de molho em água com açúcar por aproximadamente 4 horas.
  2. Depois escorra a canjica e coloque em uma panela de pressão com a água para cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja macia.
  3. Em seguida escorra a canjica e coloque-a em outra panela, se necessário maior, junto com o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  4. Agora leve ao fogo para ferver, até o caldo ficar bem cremoso, mexa durante todo o processo ou de tempos em tempos para evitar que a canjica comece a grudar no fundo da panela ou queime.
  5. Agora basta desligar o fogo, despejar em tigela onde será servida e polvilhar a canela em pó.

Informações adicionais

O grão da canjica deve ficar de molho para amolecer e cozinhar mais rápido, por isso não deixe de realizar o processo. A canela em pó também pode ser polvilhada somente após a canjica ser servida individualmente, pois assim torna a iguaria mais vistosa e atraente.

Caso seja do seu gosto também é válido acrescentar amendoim torrado e triturado e doce de leite a mistura, pois deixa a canjica muito mais saborosa, no entanto é opcional.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer canjica, que tal conferir também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de guloseimas e doces incríveis para deixar seu evento muito mais apetitoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.