Chebiete

Avalie este post

Você já ouviu falar neste doce árabe tão especial e de sabor único? O chebiete é um doce que está presente em todas as comemorações do povo árabe que se espalhou pelo mundo e ganhou um espaço especial no coração dos que admiram a gastronomia do país. O preparo parece complexo, mas exige apenas cuidado e delicadeza. Trata-se de um doce de massa folhada com recheio de nozes, assados ao forno cobertos com manteiga derretida.

O chebiete é um doce feito com uma massa fina, aberta delicadamente e fechada com muito cuidado para que o recheio não se desprenda dela no momento de levar o doce ao forno. O recheio de nozes dá à massa um sabor adocicado, que contrasta perfeitamente com a manteiga utilizada na massa e deixa o preparo muito especial.

Confira a seguir a lista de ingredientes necessários para preparar o Chebiete, e o passo a passo de como prepará-lo.

Ingredientes Chebiete

  • 1/2 kg de farinha de trigo 
  • 1 ovo 
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 1/2 tablete de fermento desmanchado em um pouco de água e açúcar 
  • 1 copo de água filtrada 

Modo de Fazer Chebiete

Misture a farinha com a manteiga e o ovo, esfregando bem com as mãos. Acrescente o fermento e continue esfregando. Por fim, junte a água, aos poucos, e vá amassando, até que a mistura fique leve e com bolhas. Deixe a massa descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Então, divida a massa em três pedaços iguais. Abra cada porção sobre uma mesa polvilhada com maizena, até que fique bem fina. Unte as porções com manteiga derretida e coloque uma porção sobre a outra. Dobre a massa duas vezes, com espessura de 1 cm. Corte a massa em quadrados de 4 cm, coloque recheio de nozes, em cada quadrado e dobre cada um no formato de meia-lua. Aperte as beiradas, ligeiramente para uni-las. Deixe descansar um pouco. Enquanto isso, unte uma assadeira com manteiga e coloque os doces na seguinte ordem: o lado grosso de um fica sobre a beirada fina do outro. Regue com manteiga derretida. Leve ao forno bem brando. Quando os doces estiverem tostados, da cor de palha, retire-os do forno, deixe esfriar e só então retire-os da assadeira. Finalmente, cubra-os com calda fina. 

Informações adicionais sobre o Chebiete

Muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de manusear a massa do chebiete, abrir, dobrar, rechear e fechar as porções da maneira correta. Mas a dica é prepará-la com as medidas exatas dos ingredientes, para que ela tenha a consistência correta, e realizar todos os processos com muita calma e paciência. Por se tratar de uma massa fina, posta em camadas, é muito importante ter esse cuidado para que a massa não acabe rasgando e seja necessário juntá-la a outras partes e abri-la novamente. 

O Chebiete é um doce perfeito para ser servido em comemorações em família, entre amigos, e pode ser acompanhado de outros doces árabes tão deliciosos quanto esse! A calda utilizada na finalização do prato torna seu sabor ainda mais especial, pois realça os ingredientes e forma uma combinação perfeita para quem ama apreciar belos doces. O recheio de nozes traz também todos os benefícios para a saúde que essa oleaginosa possui e une sabor agradável a vantagens para a saúde de quem consome o doce.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Chebiete, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.