Chimango

Avalie este post

Que tal aprender a fazer um incrível biscoito para comer em seu café da tarde? Hoje, irei ensinar a fazer um delicioso Chimango, uma receita típica do Brasil e que conquista pessoas do norte ao sul do país.

O chimango é bem fácil de ser feito, levando apenas 30 minutos de preparo e rendendo até 60 porções.

Caso você não conheça, o Chimango é feito da fécula da mandioca, ou seja, do polvilho. Segundo historiadores que trabalham com as tradições brasileiras, o biscoito teria chegado ao Brasil junto da família real portuguesa, em meados de 1808, dada a ameaça à monarquia por Napoleão Bonaparte. 

O local de desembarque teria sido a Bahia, fato que certamente enriqueceu a gastronomia do Estado.

Porém, a expressão “chimango” para se referir a biscoitos de polvilho em algumas regiões do Brasil pode não ser bem interpretado, já que a palavra possui alguns significados diferentes.

No campo político, a palavra chimango também serve para se referir aos membros do Partido Republicano com a proclamação da República.

Além disso, o termo também é usado para designar o gavião-da-praia, mas não se engane, mesmo tendo “gavião” em seu nome, a ave está mais próxima aos falcões, pertencendo à família dos falconídeos.

Enfim, o que pode ser dito é que o Chimango, como biscoito, é uma verdadeira maravilha e que conquista pessoas de todos os tipos e idades.

Fácil de ser feito, eles levam ingredientes simples de serem encontrados e bem baratos, então não é o tipo de receita que você irá gastar muito para preparar.

Portanto, se você quer aprender a fazer essa maravilha, siga com a sua leitura, deixe os ingredientes já separados e venha conhecer como é feito os deliciosos biscoitos Chimangos.

Ingredientes Chimango

  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 xícaras de goma (polvilho azedo)
  • 1 xícara de água
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 1 colher (sobremesa) rasa de ervas finas secas
  • 1 xícara de queijo minas ralado
  • 4 ovos

Modo de preparo do Chimango

Para começar, coloque a goma e as ervas finas em uma tigela. Agora, coloque no fogo uma caneca de leite para ferver, adicionando também o óleo, a água, o sal e a manteiga.

Em cima da goma, despeje a caneca com o leite e misture bem para incorporar e escaldar a goma.

Deixe esfriar e amasse bastante, adicionando os ovos. Coloque o queijo e amasse até encorpar.

Enrole em formato similar a de um bumerangue, bolinhas ou a gosto. Leve ao forno quente para assar até que os biscoitos fiquem dourados. 

Ah, vale destacar que após assados eles dobram de volume.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Chimango, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.