Chimia de Abóbora com Coco

1/5 - (4 votes)

Para você que gosta de um bom doce e estava em busca de uma nova sobremesa para preparar para a família, aprenda a fazer Chimia de abóbora com coco, uma receita deliciosa e simples de fazer.

Caso você não conheça ainda, a chimia é um doce que os gaúchos aprendem a gostar desde a infância. Muito utilizado como geléia, fica uma delícia com um pão caseiro de qualidade.

A chimia é uma das muitas heranças culturais que a colonização europeia nos deixou, e para além disso, no caso dos gaúchos também tem um quê de nostalgia e resiste ao tempo, sendo passada de geração em geração.

A diferença dela para uma geléia tradicional é que a massa da fruta é feita como base e não apenas como caldo.

O termo chimia veio do alemão Schmier, que significa “algo pastoso”. Com as condições típicas da europa, algumas frutas aparecem uma vez ao ano rapidamente. Dessa forma, para conservar e saborear por mais tempo, os alemães aprenderam a fazer geléias e as chimias.

A fruta apurada, mesmo seu uso de conservantes, pode durar até seis meses.

O segredo da receita da chimia não está propriamente nos ingredientes, na polpa da fruta e no açúcar e sim na forma de apurar. Ela só ficará no ponto após muitas horas de tacho no fogo.

A receita é bem prática e fácil de ser feita, basta ter paciência e seguir o passo a passo a seguir com atenção e cuidado.

Vamos aprender a fazer? Então siga com a sua leitura, separe os ingredientes e vamos colocar a mão na massa para receita da Chimia de Abóbora com Coco.

Ingredientes Chimia de Abóbora com Coco

  • 1,2 kg de abóbora de pescoço descascada;
  • 1/4 ou 4 colheres de sopa de água;
  • 100 g de coco ralado;
  • 900 g ou 4 xícaras de açúcar.

Modo de preparo Chimia de Abóbora com Coco

Inicialmente, pique a abóbora em pequenos cubos, colocando-as em uma panela com açúcar e água.

Use uma panela de pressão, deixando-a tampada. Cozinhe por uns 30 minutos em fogo baixo, assim que ferver.

Retire do fogo e coloque o coco ralado. Deixe por mais 5 minutos fervendo com a panela aberta.

Pronto! Esmague com um garfo e passe no pão, se quiser!

Para servir como sobremesa, coloque um pouco de creme de leite e ficará uma delicisa!

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Chimia de Abóbora com Coco, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.