Cocada de Leite Condensado

Avalie este post

A receita de hoje é para aqueles que adoram um doce e querem uma opção prática, rápida e fácil de fazer para a família. Hoje, irei ensinar uma deliciosa receita de Cocada de Leite Condensado, uma receita maravilhosa que vai te conquistar.

O tempo de preparo da cocada é de apenas 20 minutos, rendendo até 10 porções, ideal para a família inteira se deliciar.

Bom, fazer cocada de leite condensado é uma ótima opção para você que possui crianças em casa e quer inovar e oferecer a elas uma receita gostosa.

A cocada é um dos doces mais tradicionais do país, justamente por ser simples, saborosa e que traz uma riqueza cultural enorme.

Como o próprio nome já sugere, a cocada leva como ingrediente principal o coco, que é uma fruta altamente nutritiva e barata, sendo encontrada nos mais variados locais do Brasil.

E mesmo sendo um doce tradicional do nosso país, ela tem origem africana. Na época da escravidão, era normal que as negras fizessem esse doce para os senhores, usando um dos ingredientes que mais há em abundância na Bahia, o coco.

As primeiras cocadas preparadas aqui no Brasil usavam açúcar mascavo em sua composição, e justamente por isso elas tinham um aspecto mais escuro.

Com o passar do tempo, outros ingredientes começaram a ser usados, como o açúcar cristal, o que deu o aspecto branco a ela.

Enfim, o fato é que a cocada é um doce incrível e que você não vai se arrepender de fazer em sua casa. As crianças irão adorar e o restante da sua família também.

Portanto, siga com a sua leitura e confira como fazer essa deliciosa Cocada de  Leite Condensado.

Ingredientes Cocada de Leite Condensado

  • 4 xícaras de coco ralado
  • 2 colheres de manteiga
  • 2 latas de leite condensado
  • 4 xícaras de açúcar
  • Óleo para untar

Modo de preparo Cocada de Leite Condensado

Para começarmos, pegue uma panela e misture o leite condensado com o coco ralado e o açúcar no fogo baixo. Misture bem para não grudar.

Exatamente como ocorre com o brigadeiro, o ponto ideal para adicionar a manteiga é quando o doce começar a se soltar do fundo da panela.

Para finalizar, despeje a mistura em uma forma untada com óleo. Deixe esfriar e quando isso acontecer e a cocada já estiver com um aspecto “duro”, corte em pedaços e sirva!

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Cocada de Leite Condensado, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.