Como tirar o azedo do palmito

3.5/5 - (2 votes)

Para quem gosta de palmito, mas acha ele azedo demais, a dica de hoje é imperdível! Vou ensinar uma receita prática e fácil e você vai aprender a Como tirar o azedo do palmito!

A dica é bem simples e com pouco tempo você vai conseguir fazer isso sem maiores dificuldades.

Também chamado de pupunha, o palmito em conserva geralmente é bem azedo e ácido para o paladar de algumas pessoas. Justamente por isso, é essencial aprender a tirar o azedo do palmito, permitindo assim que as receitas utilizando a iguaria se tornem muito melhores e que não vão causar aversão a algumas pessoas.

O sabor do palmito pode mudar por completo quando você aprende a tirar o seu azedo. Digo isso pois, desde que aprendi a fazer isso, nunca mais fiz minhas receitas com o palmito azedo.

Para poder diminuir essa acidez do palmito em conserva antes de adicionar em seus pratos, é preciso deixar a iguaria de molho durante alguns poucos minutos, em uma mistura simples que vai água e farinha (de trigo ou linhaça, a seu gosto). 

Rico em benefícios, o palmito é o tipo de alimento tipicamente brasileiro, fazendo parte de uma série de receitas do Brasil, afinal, ele é um ingrediente super comum no país, sendo nativo do Norte e da região da Mata Atlântica.

Sendo assim, para poder conferir como tirar a acidez do palmito, siga com a sua leitura. Abaixo, você tem um passo a passo detalhado e super explicativo do que eu faço para deixar a iguaria mais agradável nas receitas que faço.

Portanto, atenção aos detalhes e vamos lá aprender a Como tirar o azedo do palmito.

Ingredientes Como tirar o azedo do palmito

  • 1 pote de Palmito de sua preferência,
  • Um colher de farinha de trigo,
  • Água.

Modo de fazer – Como tirar o azedo do palmito

É preciso ter cuidado e não comprar palmitos que você não conhece a procedência, pois pode estar contaminado por uma bactéria encontrada em alimentos em conserva que causa o botulismo, doença rara mas que pode ser fatal. Prefira os vendidos em potes de vidro, assim você pode avaliar melhor se os pedaços são regulares, a água não apresenta alteração de cor (deve ser incolor), não possui manchas e não estão boiando. Os mais comuns são os juçara e açaí; o pupunha são maiores e mais macios, porém mais caros.

Para diminuir a acidez do palmito em conserva, antes de adicionar em suas receitas, deixe-o de molho por alguns minutos em uma mistura de água natural e uma colher (sobremesa) de farinha de trigo.

Agora que você já aprendeu Como tirar o azedo do palmito, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.