Creme pasteleiro

Avalie este post

O creme pasteleiro é um tipo de recheio doce muito saboroso e popular em muitas guloseimas doces, como torta, bolos, canudos doces, pães e muitos outros quitutes bem populares na nossa cultura e gastronomia. Inclusive o creme pasteleiro é um opção bem versátil, o que também faz com que ele seja muito usado em confeitaria de todo o país.

Tenho que admitir que apesar do creme pasteleiro ser uma opção bem atraente para diversas sobremesas deliciosas, eu o uso pouco nas minhas receitas do dia a dia, mas isso só porque meu filho do meio não curte muito nada que leve canela, e eu acho que esse  é um dos ingredientes chaves para torar o creme pasteleiro característico e único.

Portanto, se você adora um recheio bem clássico e que fuja das opções populares de hoje em dia, que tal testar usar o creme pasteleiro para rechear a sua torta? Tenho certeza de que além de garantir um sabor diferente, o delicioso quitute também vai surpreender a arrancar suspiros e elogios de todos aí na sua casa. Pois trata-se de um sabor único e inigualável.

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3 gemas de ovo batidas
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • 2 colheradas (sopa) de essência de baunilha
  • 2 talos de canela
  • Casca de 1 limão

Modo de preparo

  1. Coloque o amido de milho e 1 xícara (chá) de leite em uma tigela, e misture até que o amido de milho dissolva completamente, então reserve.
  2. Em seguida coloque o restante do leite, o açúcar, as gemas batidas, o amido de milho dissolvido, a casca de limão, a canela e a baunilha em uma panela em fogo médio.
  3. Deixe que cozinhe enquanto mexe constantemente, para evitar que se formem bolas de massa, durante cerca de 3 ou  5 minutos.
  4. Passado este tempo retire a casca de limão e deixe que cozinhe até que ganhe consistência cremosa.
  5. Gora basta desligar o fogo, aguardar o creme pasteleiro esfriar e usa-lo para rechear sua torta doce, pão e/ou bolo.

Informações adicionais

O uso da casca de limão é opcional, pois serve apenas para saborizar o seu creme pasteleiro, então caso prefira basta não acrescenta-la a receita.

Agora que você já aprendeu como fazer creme pasteleiro, que tal conhecer também outras receitas de pratos e sobremesas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.