Croissant

Avalie este post

Hoje a receita é para aqueles que gostam de sofisticação no café da manhã. Aprenda a fazer um delicioso Croissant, uma receita incrível para quem ama a culinária francesa.

Além de delicioso, o Croissant também é fácil de ser feito e leva pouco tempo para ficar pronto. Seus ingredientes são acessíveis e podem ser encontrados em qualquer lugar sem maiores dificuldades.

É a receita ideal para você, que não tem muita experiência com a cozinha, colocar a mão na massa e fazer!

Mas antes de irmos para a receita de fato: você sabe qual é a origem do quitute? Caso não, vai saber agora.

O croissant, que significa crescente em francês, é um pão de massa em formato de meia-lua. Os ingredientes que compõem o croissant são farinha, açúcar, sal, fermento, manteiga e ovos.

É possível fazer com recheios doces ou salgados, aí depende daquilo que você mais gosta.

Você deve imaginar que o croissant surgiu na França, não é mesmo? Bom, não tenha tanta certeza assim.

A história mais factível sobre o croissant é que ele foi criado no século XIII, por padeiros de Viena.

No ano de 1683, durante a chamada Batalha de Viena, alguns padeiros ouviram o barulho que os turcos otomanos faziam ao cavar um túnel, e soaram o alarme, impedindo o ataque que eles planejavam.

Pelo ato de bravura, eles receberam o privilégio de criar uma massa no formato do desenho da bandeira turca, que no caso é uma lua crescente.

Um pouco estranho, não é? Há também historiadores que acreditam que o croissant foi criado por um padeiro polaco, Franz Georg Kolchitsky, ao abrir uma cafeteria.

Enfim, independente de como ocorreu a criação, o fato é que a receita é incrível e todo mundo ama.

Por isso, siga com a sua leitura e confira como fazer!

Ingredientes Croissant

  • 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1 colher de sopa cheia de fermento biológico instantâneo (10g)
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa rasas de açúcar
  • 2 ovos batidos ligeiramente
  • 1 colherinha de sal
  • ½ xícara de água em temperatura ambiente
  • Para folhar a massa:
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Complemento:
  • 1 ovo batido para pincelar

Modo de preparo

Em uma tigela coloque ½ xícara de farinha de trigo , misture o fermento e açúcar, misture bem, coloque sal, água, ovos , 3 colheres de sopa de manteiga e bata bem com uma colher.

Junte farinha aos poucos, passe para a mesa e continue amassando , desta vez com a mão, sempre polvilhando farinha de trigo.

Trabalhe na mesa para alisar, faça uma bola de massa e coloque em uma tigela polvilhada com farinha de trigo , polvilhe farinha de trigo , cubra com um saco plástico e um pano de prato e deixe descansar por 40 minutos.

Misture 100g de manteiga com 1 colher de sopa de farinha de trigo e reserve.

Abra a massa com um rolo e espalhe pedaços de manteiga com farinha e dobre a massa como um pacote , para a manteiga não sair , abra novamente em mesa polvilhada com farinha , virando a massa dos dois lados, deixe meio grossinha, cerca de 1 cm, procure formar um retângulo de massa ao abrir , corte 10 triângulos (quanto maior, melhor), enrole como croissant, para facilitar, dê um pequeno talho na parte mais larga e puxe as pontas levemente para os lados, enrole até a ponta mais fina e acomode na assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo , com a ponta fina para baixo.

Aqueça o forno em temperatura média/baixa por 10 minutos enquanto a massa cresce, pincele com ovo batido e asse em 15 minutos , até dourar.

Rende 10 unidades de tamanho grande, mas pode fazer menor.

Dica: caso a forma fique cheia de gordura , ignore que o pão vai sorver tudo.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Croissant, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish