Cuscuz de tapioca

Avalie este post

O cuscuz de tapioca é uma iguaria deliciosa originaria da culinária baiana, mas que é bem popular em todo a região nordeste do país. Claro que com o tempo o cuscuz de tapioca acabou ganhando o gosto de muitos brasileiros, já que ficou mais conhecido conforme muitas pessoas migravam para outras regiões do Brasil e levavam com eles sua cultura.

Eu por exemplo, gosto muito do prato, que conheço desde mocinha, pois minha avó materna, nos apresentou a iguaria que como ela mesma gostava de dizer uma receita trazida da sua terra natal. Então acabou que toda a família conhece e aprecia o cuscuz de tapioca, afinal de contas comemos desde sempre.

Mas se você não teve essa sorte e só conheceu a iguaria a pouco, mas já se apaixonou, calma que te ajudo a prepará-la na sua casa para que possa dividir essa experiência com toda a sua família e amigos mais próximo. Para isso basta conferir, logo abaixo, a receita completa de cuscuz de tapioca e colocar as mãos na massa.

Ingredientes

  • 500 g de tapioca
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 litro e 300 ml de água ou leite
  • 1 coco médio ralado
  • 1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

  1. Coloque a tapioca e o açúcar em uma tigela ou travessa e misture até incorporar.
  2. Em seguida ferva a água ou o leite e despeje lentamente sobre a mistura de tapioca e açúcar, mexa durante todo o processo até começar a formar uma pasta.
  3. Quando isso acontecer, acrescente metade do coco ralado e tampe a mistura com um pano de prato ou toalha de cozinha até esfriar completamente.
  4. Então basta espalhar o restante do coco ralado por cima e despejar o leite condensado na hora de servir.

Informações adicionais

A escolha por água ou leite pode fazer total diferença no resultado da receita, eu particularmente acho que ao utiliza a água o cuscuz de tapioca fica mais macio, mas é opcional. Quanto ao coco, ele pode ser ralado manualmente ou eu um processado com ralo fino.

  • Tempo médio de preparo: 30 minutos
  • Rendimento médio: 20 porções

Agora que você já sabe como fazer esse simples e maravilhoso cuscuz de tapioca, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com várias opções de pratos e sobremesas deliciosas para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.