Cuxá Maranhense

1.5/5 - (2 votes)

Se você gosta de comida nordestina, hoje eu vou ensinar a preparar um prato que é uma delícia e que sua família vai adorar. Aprenda a fazer um ótimo Cuxá Maranhense (comida típica do maranhão), uma receita simples de ser feita, com ingredientes básicos e que vai te conquistar.

Bom, se você gosta de conhecer as comidas típicas de diferentes locais e regiões do nosso país, não pode deixar de experimentar o Cuxá Maranhense.

Caso ainda não conheça, se trata de uma espécie de molho que é produzido com vinagreira, uma planta encontrada no Maranhão, além de diferentes especiarias, como é o caso do pimentão, e também a farinha de mandioca.

O termo cuxá vem do tupi, significando “o que conserva azedo”. 

A receita é feita com diversos ingredientes naturais, e justamente por isso, é um prato muito benéfico para o nosso organismo, sendo rico em vitaminas e antioxidantes, ótimo para fortalecer a nossa imunidade e também nos conceder mais sabor a variados tipos de pratos que levam o cuxá.

A grande maioria das receitas que usam o cuxá como molho levam camarão seco, um outro ingrediente que é bem comum no Maranhão.

Enfim, se você quer fazer algo diferente em sua casa e experimentar uma receita que é a cara do Brasil, siga a minha dica e aprenda a fazer esse delicioso molho.

A receita é bem simples e qualquer pessoa consegue obter um incrível sabor, basta seguir o passo a passo com atenção.

Portanto, siga com a sua leitura e confira como preparar o Cuxá Maranhense, uma tradicional receita maranhense que tem um sabor único. Arregace as mangas e vamos lá!

Ingredientes Cuxá Maranhense

  • 1 pedaço de abóbora médio
  • 2 talos de vinagreira
  • 10 quiabos
  • Pimenta do reino e sal

Modo de Preparo Cuxá Maranhense

Inicialmente, tire as folhas de vinagreira dos talos, descascando a abóbora e cortando os quiabos em rodelas.

Adicione tudo isso em uma panela com água até cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar por cerca de aproximadamente 40 minutos.

Agora depois de cozido, escorra e espere esfriar.

Enquanto isso, pique ½ cebola e ½ pimentão, colocando também a pimenta-do-reino e o sal a gosto.

Bata no liquidificador, juntamente das folhas de vinagreira, o quiabo e a abóbora já cozidos.

Faça isso até formar um creme, parecido com um purê, mas verde. Após bater tudo, refogue o cuchá na manteiga e pronto!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Cuxá Maranhense, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.